Projeto TransNegressão : Curso de aperfeiçoamento e formação acadêmica para acesso à pós-graduação - FACIP/UFU

O Projeto TransNegressão focará suas ações em favor de potencializar o processo formativo a aluno/as negro/as afim de que esse grupo seja representado na pós-graduação, equipando-os para a construção de projetos de pesquisa consistentes apropriados para concorrerem em processos seletivos de pós graduação de diversas universidades. Desta forma, o objeto deste projeto é potencializar a população negra para ingresso em programa de pós-graduação superando assim obstáculos ideológicos, políticos e preconceituosos. Subvertendo assim a lógica eurocêntrica vigente nas instituições de pesquisa e nos órgãos de decisão sobre as políticas científicas. Da mesma forma que o Teatro Experimental do Negro, liderado por Abdias do Nascimento, este projeto pretende dar continuidade ao processo coletivo de superação do racismo. 

 

Palavras-Chave pósgraduação ; Formação acadêmica ; Relações étnicoraciais

 

Período de Realização Início 28/08/2018                          Término 07/12/2018

Carga Horária Total 200 HORAS. 

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MARCHA DAS MULHERES NEGRAS DO PONTA

Uma mistura de emoção e militância. Mulheres negras demonstraram sua força política enquanto marchavam contra o racismo, a violência e pelo bem viver. A marcha acorrerá no Pontal do Triângulo Mineiro que resgata e valoriza a cultura africana e afro-brasileira.

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CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS

Esta é uma proposta é inspirada em ações formativas em relação à implementação da Lei 10.639/03 desenvolvidas na  UFU,tanto em Uberlândia quanto em Ituiutaba no decorrer dos últimos anos. Em Uberlândia, nos anos de 2016-2017, bem como, das ações desenvolvidas nos anos de 2005, 2006 e 2007 pela PROEX/UFU no âmbito do Edital PEIC deste mesmo ano, um projeto intitulado “Racismo e Educação: desafios para a formação docente”. Este projeto coordenado na época pelo Profº drº Benjamin Xavier de Paula. Tinha como objetivo a implementação no âmbito da UFU do disposto

na Lei Federal 10.639/2003 e suas disposições correlatas, por meio de quatro ações articuladas. Este histórico corrobora para as atividades propostas nesta edição. Em Ituiutaba as ações foram desenvolvidas principalmente pelo Nepere – Núcelo de Estudos e pesquisas em Educação para as relações étnico-raciais e ações afirmativas. Entre as atividades podemos enumerar vários cursos de extensão como “ Axé para quem é de Axé” financiado pelo PROEXT. Além disso a realização de vários seminários abarcando estudos da área em Ituiutaba. Convergindo novamente, como eixo das ações de formação continuada de professores desenvolvidas no âmbito do Programa de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Esta proposta reune uma equipe que somam mais de quatro décadas de experiência no campo da educação das relações étnico-raciais, para o desenvolvimento de uma nova proposta de formação continuada de professores para a região do triangulo mineiro. O intuito é de responder com êxito.

Objetivo Geral

Promover a formação continuada dos professores da educação básica da rede pública de ensino do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, com vistas a implementação do disposto na Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008, que instituem a obrigatoriedade do ensino da História africana, afro-brasileira e indígena nos currículos das instituições de ensino, na perspectiva da Educação para as Relações Étnico-raciais.

Objetivos Específicos

• Institucionalização no âmbito da UFU de ações de formação continuada de professores com vistas a educação para as relações étnico-raciais, com vistas a implementação da Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008;

• Fortalecer os vínculos institucionais entre a Universidade Federal de Uberlândia e a rede pública de educação básica por meio do envolvimento dos professores, profissionais da educação e ativistas do Movimento Negro, na implementação de ações com vistas à implementação do disposto nas leis Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008;

• Formação continuada dos professores da educação básica das cidades com vistas a implementação do disposto nas leis Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008, na perspectiva de uma formação antirracista amparadas no reconhecimento, valorização e promoção da educação para as relações étnico-raciais positivas;

• Contribuir com a melhoria do ensino público no estado de Minas Gerais e no Brasil, por meio da formação dos professores da educação básica para atuação qualificada mais qualificada nas escolas em que atual;

• Fomentar a elaboração implementação e desenvolvimento de ações voltadas para o cumprimento do disposto nas leis Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008 no âmbito das escolas de educação básica do estado de Minas Gerais e do Brasil, por meio da qualificação dos professores da educação básica para estas ações;

• Fomentar o envolvimento e participação dos professores, profissionais da educação e ativistas do Movimento Negro em ações de pesquisa e extensão desenvolvidas com os professores da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com vistas a qualificação destes para as atividades acadêmicas de alto nível desenvolvidas no âmbito da universidade;

• Formação continuada dos professores da educação básica com vistas a preparação e incentivo dos mesmos ao ingresso nos programas de pós graduação strictu sensu das universidades brasileiras, com projetos de pesquisa e investigação vinculados a temáticas inerentes a educação para as relações étnico-raciais positivas, na perspectiva do disposto nas leis Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008,

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Ciclo de debates dos movimentos sociais. Movimentos sociais e Educação: formas de reexistência aos diversos golpes.

O Ciclo dos Movimentos sociais: "Movimentos sociais e Educação: formas de reexistência aos diversos golpes” busca promover o diálogo entre os diferentes movimentos sociais, afim de que todos olhem para as questões relacionadas a território, cidade, juventude e cidadania de acordo com seus próprios valores e saberes, e de forma conjunta, buscarem formas de solucionarem problemas e potencializarem alternativas criativas.

 

Resumo Palavras-Chave Educação ; Movimentos sociais ; Território

Período de Realização Início 01/09/2018

Término 30/09/2018

Período de Inscrições Início Não definida Término Não definida

 

Carga Horária Total 20

CONHEÇA NOSSOS PALESTRANTES 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Roda de Conversa Ligações Brasil - África, conexões ancestrais.

 

Resumo 

Roda de conversa com a Profª Drª Cecile Prof Dr Cecile Dolisane, da Universidade Yaundé I, da República de Camarões, Prof Drª Suzana Carmo - UFU e Prof Drº Benjamin Xavier de Paula - UFU, mediada pela Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves que abarcará temáticas como africanidades, ancestralidade, história da África, mulheres negras e literatura. Resumo Palavras-Chave Educação para as relações étnico raciais ; República de Camarões ; Africa

 

Período de Realização

Início 04/08/2018 Término 04/08/2018

 

Período de Inscrições Início 04/08/2018 Término 04/08/2018

 

Carga Horária Total 4

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Atualmente é Professor Substituto do curso de Geografia no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Ituiutaba). Durante os anos de 2016 e 2017 atuou como Professor (e Monitor) Voluntário de Geografia no Cursinho Social Futuro Pré-Vestibular Alternativo (Uberlândia/MG). Em 2018 e 2016 participou de Missões Científicas, respectivamente, em Cuba e Panamá (América Central) e Moçambique (Continente Africano), onde foram realizadas palestras, investigações, visitas e trabalhos de campo juntamente com o Grupo de Pesquisa Dona Alzira (Espaço, Sujeito e Existência - IESA/UFG). Durante a graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/IG), atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ/UFU por dois anos. Atuou também como Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira Rezende no Município de Uberlândia (MG) e como Monitor Voluntário da Universidade Federal de Uberlândia nas Disciplinas de Geografia Econômica e Geografia Rural. Entre 2010-2013 atuou como graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Dia 05/09/2018 - 

Professor João Henrique Santana Stacciarini 

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Técnica em educação social. 

Dia 12/09/2018 - A militarização e as várias formas de resistência 

Mônica Cunha 

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Bolsista do Program Abdias Nascimento atuando junto ao "Projeto TransNegressão: Curso de extensão em formação acadêmica para acesso a pós graduação - UFU - "Programa Abdias Nascimento" tendo como registro no SIEX o número 15493 de 2017

Dia 12/09/2018 - A militarização e as várias formas de resistência 

Jaqueline Aparecida Souza Franco 

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Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2014), Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica e, atualmente, professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua principalmente na busca pela convergência entre Educação em Ciências e Educação em Direitos Humanos, (re)pensando a prática e a formação de Professores de Ciências.

Dia 19/09/2018 - Os movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos.

Professor Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira

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Possui graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (2003), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, dignidade humana, dignidade da pessoa humana, participação popular e minimo existencial.

Dia 19/09/2018 - Os movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos.

Professora Ms. Adriana Andrade Ruas 

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Graduado em Serviço Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia Atuei como Assistente Social na coordenação do projeto de pós ocupação do Programa Minha Casa Minha Vida do Bairro Buritis em Ituiutaba pela empresa Paisagem Ambiental. Atualmente trabalho como assistente social no CREAS Ituiutaba, no setor de Medida Socioeducativa com adolescentes que cometem atos infracionais.

Dia 19/09/2018 - Os movimentos sociais e a luta pelos direitos humanos.

Lucas Matheus Dias Gonçalves 

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Ayana Odara possui 19 anos, é mineira de Belo Horizonte. Atualmente é graduanda em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi apontada como uma dos cinco jovens negros que o mundo precisa conhecer em 2016 de acordo com o site Monique Evelle. Em 2018 foi integrante do projeto Empoderando a Latinoamérica no México promovido pela rede Empoderando Juventudes, Por formação é Técnica em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG. É ativista do movimento negro antirracista e defende o empoderamento da juventude negra como estratégia determinante para o desenvolvimento. Já atuou no Nzinga Coletivo de Mulheres Negras (Belo Horizonte/MG), ODARA - Instituto da Mulher Negra (Salvador/BA) e Desabafo Social (Bahia e Minas Gerais). No período de 2014 à 2016 foi integrante da Comissão de Diplomacia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias. Esteve presente no processo de formação e organização da Marcha das Mulheres Negras em 2015 (Brasília/DF) que tinha como lema "Pelo fim do racismo, do machismo e pelo bem viver" e desde então possui esse lema para todos os seus caminhos. Escreve grande parte das suas experiências vividas em textos que são publicados em grandes portais como Blogueiras Negras e População Negra e Saúde.

Dia 26/09/2018 - Feminismo negro e a Marcha das mulheres negras

Ayana Odara de Brito 

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Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. 

Dia 26/09/2018 - Feminismo negro e a Marcha das mulheres negras

Maria Abadia 

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Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - PPGCS/UFU da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação da Prof. Dra Patrícia Trópia., com a dissertação ?O IMPACTO DAS CONFERÊNCIAS DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES NAS ATIVIDADES DO LEGISLATIVO FEDERAL?. Graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição sob a orientação do Prof. Dr. Sidartha Sória e Silva. Tem como linha de pesquisa a temática de Gênero, participação social e Políticas Públicas. Integrou o Grupo de Pesquisa "Participação das mulheres em Programas de Transferência Condicionada de Renda no Brasil: avanços e contradições para um projeto feminista de empoderamento" coordenado pela professora Dra. Silvana Aparecida Mariano no ano de 2009. Nos anos de 2009 e 2010 foi bolsista do grupo Institucional PET- Programa de Educação Tutorial - Ciências Sociais. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FAPEMIG, desenvolvendo o projeto de pesquisa ESTADO E POLÍTICA: A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA NA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE DE UBERLÂNDIA sob orientação do professor Dr. Alessandro André Leme de 2011 a 2012.

Dia 26/09/2018 - Feminismo negro e a Marcha das mulheres negras