ATUAL

ANAIS DO CONGRESSO ÉTNICO RACIAL, SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS

V. 4, n, 4 (2019). 

EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO RACIAL, SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS

RESUMOS EXPANDIDOS

A SOLIDÃO DA MULHER NEGRA: ESTUDO DE CASO ACERCA DE RELATOS DE UM GRUPO DO FACEBOOK 

Autoras: Pamela Fonseca Costa, Mayara Santos Misael, Vânia Aparecida Martins Bernardes.

AFRICANIZE-SE

Autoras: Lindéa Pereira, Maria Goreth Vieira, Maria Abadia Vieira da Cruz e Stella Alves de Souza. 

AVIVANDO A JUVENTUDE CONGADEIRA- “NÃO PRECISA TER MEDO NOVO, O NOVO TRAZ POUCO DO VELHO”

Autor: Bruno Henrique Oliveira Costa Carvalho

BONECA ABAYOMI: TECENDO SABERES E AMPLIANDO OLHARES ACERCA DAS RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS EM ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS.

Autora: Ana Raquel da Silva

CONGADA: O resgate da cultura afro-brasileira a partir de intervenções no âmbito escolar

Autores: Lais Rodrigues dos Santos, Gabriela Paloma Santos da Silva, Aline de Jesus Peixinho, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO “OLHOS D'ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores: Murilo Pedreira Souza, Aline de Jesus Peixinho, Karina Klinke. 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA LITERÁRIA AFRO BRASILEIRA COMO APLICAÇÃO DA LEI 1039/03

Autoras: Thainara Virgínia Paulino, Damires dos Santos Pereira, Joice Rocha Carvalho. 

DA MESTRA MARIA APARECIDA AOCOLETIVO MÃES PRETAS DO CONGADO: oralidade e liderança da mulher na congada

Tarcísio Candido, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

DziCroquette: O corpo da Resistencia. (1972 a 1973)

Autores: Wanderson dos Santos Poloniato, Keides Batista Vicente

HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Contribuições para Educação das Relações Étnico

Autores: Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio. 

LITERALIZAR

Autoras: Larissa Novais Da Silva, Leonice De Andrade Carvalho. 

MOBILIZAÇÃO PREPOTENTE: ACESSO A INFORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR

Autoras: Stalanie Karen Leal Rafael, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

MOSTRA ITINERANTE SOBRE A CONGADA: memória e resistência

Autores: Pedro Henrique da Silva Paulo, Aline Santos Lima, Maria Abadia de Oliveira, Carlos Roberto Loboda.

NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS NEGRAS COMO SABER CIENTIFICO

Autora: Caroline Cabral da Costa

NOTAS DE PESQUISA: a escravidão negra no triângulo mineiro, uma análise do processo do escravo Cecílio

Autores: Vinícius Passos Paulucci e Carlos Eduardo Moreira de Araújo. 

OFICINA DE HISTÓRIAS AFRO-BRASILEIRAS: um desafio em trabalhar questões étnico raciais (PIBID – UFU Subprojeto Geografia e História do Pontal)

Autores: Eduardo José Costa e Carlos Eduardo Moreira de Araújo.

PIBID AFROLETRAMENTO E A EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA.

Autoras: Thais Parreira, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

SAMBA SE APRENDE NA ESCOLA

Autoras: Cleide Maria da Silva, Julia Oller[2], Walkíria C. A M Pereira

TRABALHO COMPLETO

A BANCADA EVANGÉLICA E O PODER DAS MÍDIAS COMO PRINCIPAIS INIMIGOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Autor: Paulo Henrique Barbosa Silva. 

A PERFORMATIVIDADE POR MEIO DE VIDEOCLIPES: estratégia de aprendizagem na aula de arte

Autor: Alisson Assis Silva. 

ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O PROJETO “LÁ VEM O CONGO” NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR CLÓVIS SALGADO

Autoras: Rosilene Aparecida da Silva, Radimila Assunção O. de Jesus, Vanessa Cristina Féo de Castro Malvino, Mical de Melo Marcelino. 

AMEFRICANIDADE: uma categoria epistemológica

Autores: Daniela Cristina de Oliveira Balduino, Agnaldo de Sousa Barbosa. 

A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autoras: Ana Flávia Borges de Oliveira e Adriany de Ávila Melo Sampaio. 

COLORISMO NO BRASIL NO CONTEXTO GEOGRÁFICO: uma analise do Livro “Lápis de cor”.

Autores: Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio. 

DESAFIOS PARA REGISTRAR O QUESITO RAÇA COR/ ETNIA: relato de experiência 

Autoras: Agnes Raquel Camisao, Anna Carolina Falleiros, Rosângela Higa, Maria Helena Baena de Moraes Lopes. 

“ENTRE O INDIFERENTISMO GLACIAL DE UNS E O RISO MOFADOR DE OUTROS”: A SOCIEDADE PATRIARCAL A PARTIR DO ROMANCE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS

Autora: Amanda Helena Martins de Oliveira

GEOMETRIA FRACTAL: uma abordagem histórica sobre os fractais africanos

Autores: Beatriz de Souza Lima Garcia, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Renata Alves Barbosa, Renê Aparecido Santos, Cristiane Coppe de Oliveira. 

LÁ VEM O CONGO: a interdisciplinaridade na perspectiva do afroletramento

Autoras: Jaqueline Martins de Lima, Thaís Martins Padovane, Mical de Melo Marcelino. 

LEI 10.639: A RELEVÂNCIA DO PAPEL POLÍTICO DO EDUCADOR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AS PERSPECTIVAS DA ERRADICAÇÃO DO RACISMO A PARTIR DA SALA DE AULA MEDIANTE A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE. APRENDIZAGEM PARA MUDANÇAS DE PARADIGMAS

Autoras: Galbênia Ferreira Borges, Analise de Jesus da Silva.

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: José Lito Salustriano da Silva e Palloma Victoria Nunes e Silva. 

LUGAR DE PRETO/A? A revista Raça Brasil como lugar e dispositivo pedagógico

Autoras: Janaine Aparecida Souza Franco Carvalho e Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.

METODOLOGIAS ATIVAS: delineando o processo de ensino e aprendizagem do Projeto Supera Reforço escolar fazer a diferença no desempenho de Afrocientistas

Autores: Igor Henrique Ferreira da Costa, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

MULHERES NEGRAS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: olhares sobre as pesquisas acadêmicas

Autoras: Ishangly Juana da Silva, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. 

NA REMANDIOLA DA HISTÓRIA: “O Império das Tias Baianas” e o Samba Moderno

Autores: Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira, Fernanda Huguenin, Giovane do Nascimento. 

NO CHÃO DA DISPUTA: população negra, mulheres e crianças em registros fotográficos da luta pela terra

Autoras: Jaqueline Aparecida Souza Franco, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

O ESTADO DA ARTE:  POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL EM EDUCAÇÃO

Autores: Marivania Xavier Cavalcanti Costa, Marcelo Soares Pereira da Silva. 

O NEGRO PARA ALÉM DO LUGAR - TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E (RE)CONHECIMENTO

Autor: Antonio Donizeti Fernandes

O RECONTO INFANTIL JOÃOZINHO E MARIA: contribuições da Contação de Histórias para aEducação das Relações Étnico-raciais na Geografia

Autoras: Ana Flávia Borges de Oliveira e Adriany de Ávila Melo Sampaio. 

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE CENAS FÍLMICAS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA.

Autora: Patricia Paes Leme

QUE BARULHO É ESSE? CAPOEIRA, TRADIÇÃO E O DESPERTAR DE UM NOVO PERTENCIMENTO SOCIOCULTURAL NA PERIFERIA DE ITUIUTABA

Autor: Anderson Pereira Portuguez

QUESTÕES LEGAIS, CULTURAIS, EDUCACIONAIS INDÍGENAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Autores: Marília Cristina de Almeida da Silveira, Anderson Pereira Portuguez e Leonardo Sebastião Delfino de Souza.

RACISMO E PRECONCEITO NA ESCOLA

Autoras: Ana Cláudia MagnaniDellePiagge, Tatiane Pereira de Souza.

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRODESCENDENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRICULARES DAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO PÚBLICO PERANTE AS LEIS FEDERAIS 10639/04 E 11645/08

Autora: Rosana de Ávila Melo Silveira. 

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: o direito sagrado á liberdade da crença

Autores: Leonardo Sebastião Delfino de Souza, Marília Cristina de Almeida da Silveira e Anderson Pereira Portuguez. 

UMBANDA: prática cultural e suas principais características

Autores: Beatriz Fernanda Carreira, Gabriela P. Santos da Silva, Leandro Andrade Fernandes