V. 4, n, 4 (2019).
EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO RACIAL, SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS
RESUMOS EXPANDIDOS
A SOLIDÃO DA MULHER NEGRA: ESTUDO DE CASO ACERCA DE RELATOS DE UM GRUPO DO FACEBOOK
Autoras: Pamela Fonseca Costa, Mayara Santos Misael, Vânia Aparecida Martins Bernardes.
Autoras: Lindéa Pereira, Maria Goreth Vieira, Maria Abadia Vieira da Cruz e Stella Alves de Souza.
AVIVANDO A JUVENTUDE CONGADEIRA- “NÃO PRECISA TER MEDO NOVO, O NOVO TRAZ POUCO DO VELHO”
Autor: Bruno Henrique Oliveira Costa Carvalho
Autora: Ana Raquel da Silva
CONGADA: O resgate da cultura afro-brasileira a partir de intervenções no âmbito escolar
Autores: Lais Rodrigues dos Santos, Gabriela Paloma Santos da Silva, Aline de Jesus Peixinho, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO “OLHOS D'ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Autores: Murilo Pedreira Souza, Aline de Jesus Peixinho, Karina Klinke.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA LITERÁRIA AFRO BRASILEIRA COMO APLICAÇÃO DA LEI 1039/03
Autoras: Thainara Virgínia Paulino, Damires dos Santos Pereira, Joice Rocha Carvalho.
Tarcísio Candido, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
DziCroquette: O corpo da Resistencia. (1972 a 1973)
Autores: Wanderson dos Santos Poloniato, Keides Batista Vicente
Autores: Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio.
Autoras: Larissa Novais Da Silva, Leonice De Andrade Carvalho.
MOBILIZAÇÃO PREPOTENTE: ACESSO A INFORMAÇÃO PARA INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR
Autoras: Stalanie Karen Leal Rafael, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
MOSTRA ITINERANTE SOBRE A CONGADA: memória e resistência
Autores: Pedro Henrique da Silva Paulo, Aline Santos Lima, Maria Abadia de Oliveira, Carlos Roberto Loboda.
NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS NEGRAS COMO SABER CIENTIFICO
Autora: Caroline Cabral da Costa
Autores: Vinícius Passos Paulucci e Carlos Eduardo Moreira de Araújo.
Autores: Eduardo José Costa e Carlos Eduardo Moreira de Araújo.
PIBID AFROLETRAMENTO E A EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA.
Autoras: Thais Parreira, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
Autoras: Cleide Maria da Silva, Julia Oller[2], Walkíria C. A M Pereira
TRABALHO COMPLETO
A BANCADA EVANGÉLICA E O PODER DAS MÍDIAS COMO PRINCIPAIS INIMIGOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
Autor: Paulo Henrique Barbosa Silva.
A PERFORMATIVIDADE POR MEIO DE VIDEOCLIPES: estratégia de aprendizagem na aula de arte
Autor: Alisson Assis Silva.
Autoras: Rosilene Aparecida da Silva, Radimila Assunção O. de Jesus, Vanessa Cristina Féo de Castro Malvino, Mical de Melo Marcelino.
AMEFRICANIDADE: uma categoria epistemológica
Autores: Daniela Cristina de Oliveira Balduino, Agnaldo de Sousa Barbosa.
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Autoras: Ana Flávia Borges de Oliveira e Adriany de Ávila Melo Sampaio.
COLORISMO NO BRASIL NO CONTEXTO GEOGRÁFICO: uma analise do Livro “Lápis de cor”.
Autores: Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio.
DESAFIOS PARA REGISTRAR O QUESITO RAÇA COR/ ETNIA: relato de experiência
Autoras: Agnes Raquel Camisao, Anna Carolina Falleiros, Rosângela Higa, Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Autora: Amanda Helena Martins de Oliveira
GEOMETRIA FRACTAL: uma abordagem histórica sobre os fractais africanos
Autores: Beatriz de Souza Lima Garcia, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Renata Alves Barbosa, Renê Aparecido Santos, Cristiane Coppe de Oliveira.
LÁ VEM O CONGO: a interdisciplinaridade na perspectiva do afroletramento
Autoras: Jaqueline Martins de Lima, Thaís Martins Padovane, Mical de Melo Marcelino.
Autoras: Galbênia Ferreira Borges, Analise de Jesus da Silva.
Autores: José Lito Salustriano da Silva e Palloma Victoria Nunes e Silva.
LUGAR DE PRETO/A? A revista Raça Brasil como lugar e dispositivo pedagógico
Autoras: Janaine Aparecida Souza Franco Carvalho e Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
Autores: Igor Henrique Ferreira da Costa, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
MULHERES NEGRAS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: olhares sobre as pesquisas acadêmicas
Autoras: Ishangly Juana da Silva, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela.
NA REMANDIOLA DA HISTÓRIA: “O Império das Tias Baianas” e o Samba Moderno
Autores: Jéssica Cristina Alvaro de Oliveira, Fernanda Huguenin, Giovane do Nascimento.
Autoras: Jaqueline Aparecida Souza Franco, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
O ESTADO DA ARTE: POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL EM EDUCAÇÃO
Autores: Marivania Xavier Cavalcanti Costa, Marcelo Soares Pereira da Silva.
O NEGRO PARA ALÉM DO LUGAR - TERRITÓRIO, TERRITORIALIDADE E (RE)CONHECIMENTO
Autor: Antonio Donizeti Fernandes
Autoras: Ana Flávia Borges de Oliveira e Adriany de Ávila Melo Sampaio.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA UTILIZAÇÃO DE CENAS FÍLMICAS NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA.
Autora: Patricia Paes Leme
Autor: Anderson Pereira Portuguez
Autores: Marília Cristina de Almeida da Silveira, Anderson Pereira Portuguez e Leonardo Sebastião Delfino de Souza.
RACISMO E PRECONCEITO NA ESCOLA
Autoras: Ana Cláudia MagnaniDellePiagge, Tatiane Pereira de Souza.
Autora: Rosana de Ávila Melo Silveira.
RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: o direito sagrado á liberdade da crença
Autores: Leonardo Sebastião Delfino de Souza, Marília Cristina de Almeida da Silveira e Anderson Pereira Portuguez.
UMBANDA: prática cultural e suas principais características
Autores: Beatriz Fernanda Carreira, Gabriela P. Santos da Silva, Leandro Andrade Fernandes