top of page
V. 1, n, 1 (2016).
EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO-RACIAL: IDENTIDADE, APROPRIAÇÃO CULTURAL, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES
RESUMOS EXPANDIDOS
A LEI 10.639/03 ENQUANTO INCLUSÃO IDENTITÁRIA AFRO BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO
Júlio César Ferreira Cirilo, Carolina de Jesus.
CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE NA ATIVIDADE DA PROSTITUIÇÃO MASCULINA: REFLETINDO O PARADIGMA DO MACHISMO
Renato Santos Cavalcante, Waldo Franco Ferreira.
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL
Stalanie Karen Leal Rafael, Julia Francisca Gomes Simões Moita.
ETNIA NEGRA, LITERATURA BRASILEIRA E IDENTIDADE
Brendah Mohandas Hipólito Barboza.
INFERIORIZAÇÃO DO NEGRO EM PARALALELO A UTILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA AFRICANA NOS CAFEZAIS
Gustavo Côrtes Oliveira, Roberto Thomé de Oliveira Tannús Moura, Denise Andrade de Freitas Martins.
MEMÓRIA, IDENTIDADE E DIREITO AO TERRITÓRIO: COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS NO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA
Vanilda Honória dos Santos.
O HIP HOP: DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL À ARMA DE COMBATE AO PRECONCEITO ÉTNICO
Gustavo Brito Rabelo, Laínne Clara de Assis, Lucas de Lazare Rodrigues.
OLHARES E REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO “AXÉ PARA QUEM É DE AXÉ, SARAVÁ PARA QUEM É DE SARAVÁ”: RELATOS SOBRE O TRABALHO EM PROGRAMA DE EXTENSÃO
Kelly Mara de Santana de Lima, Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Simone Cléa dos Santos Miyoshi.
PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS COMO FORMA DE INTERAÇÃO CRIATIVA E COOPERATIVA
Priscila Queiroz Messias, Denise Andrade de Freitas Martins.
TERRITORIALIDADES DA FESTA DE SÃO BENEDITO NA CIDADE DE ITUIUTABA – MG
Luana Regina Mendes Rafael, Anderson Pereira Portuguez.
UM ESTUDO DAS TEORIAS CONCERNENTES AO MARCO JURÍDICO INICIAL DA PERSONALIDADE E A IDENTIDADE NO ÂMBITO DO DIREITO CIVIL
Alisson Alves Balduíno, Júlio César Ferreira Cirilo.
TRABALHOS COMPLETOS
APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS QUILOMBOLAS: PERCALÇOS NO ENSINO DA QUÍMICA E APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
Juliana Moraes Franzão, Guimes Rodrigues Filho.
A LINGUAGEM ICONOGRÁFICA DAS MULHERES NDEBELES
Cláudia Regina Melo de Oliveira.
A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Renata Costa Silva Oliveira.
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA PÓS GRADUAÇÃO
Vanessa Lepick, Sônia Maria dos Santos, Ana Beatriz da Silva Duarte.
ETNOCIÊNCIA E SABERES POPULARES: A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO ARTESANAL
Nicola José Frattari Neto, Anayane Cristina da Rocha SilvaDaniel José de Souza.
FEMINISMO NEGRO: LÉLIA GONZALES E ANGELA DAVIS COMO ANTÍGONAS NEGRA
Lorena Silva O. Liveira.
IDENTIDADE, MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS SOBRE OS SUJEITOS DENTRO DO LIVRO DIDÁTICO
Marcos Antonio Franco Petraglia Filho.
INSERÇÃO DE ALUNOS NEGROS, PARDOS, BRANCOS CARENTES E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE POR MEIO DO PREVESTI/FUMZUP
Marina Alves de Oliveira.
LEI 10.639/03 E ETNOMODELAGEM: A CULTURA DOS SÍMBOLOS FRENTE AO ENSINO DE GEOMETRIA
Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Rafaela Rodrigues Nogueira.
LEI 10.639/03 E A SALA DE AULA: QUANDO A LEI CHEGA, A IMPLEMENTAÇÃO E O SEU REFLEXO NA EDUCAÇÃO
Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Miramar Mendes Ferreira.
LITERATURA INFANTIL NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: uma experiência de contação de história e teatro encenado na alfabetização inicial
Josiane Aparecida Marçal.
METAIS: DA ÁFRICA PARA O MUNDO
Enio da Silva Santos, Nicéa Quintino Amauro, Guimes Rodrigues Filho.
MIGRAÇÃO INTERNA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE UMA IDOSA NORDESTINA INSTITUCIONALIZADA EM ITUIUTABA
Nailton Souza Melo.
MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Renata Costa Silva Oliveira, Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, .Laura Calegari
OS REFLEXOS DA IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
Ishangly Juana da Silva, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela.
PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA POR MEIO DA LEI 10.639/03
Hellen Cristine da Silva Costa.
PROJETO “PLANTANDO AXÉ”: UMA EXPERIÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ EM ITUIUTABA, MG
Anderson Pereira Portuguez.
POSITIVISMO CRIMINOLÓGICO BRASILEIRO: O RACISMO COMO VARIÁVEL INSTITUCIONAL DA REPÚBLICA AOS DIAS ATUAIS
Danler Garcia Silva.
UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO NA SALA DE AULA: relato de experiências com a lei 10639\03
Elaine Costa Oliveira, Felina Raquel Paiva Bonon.
bottom of page