NORMAS E SUBMISSÃO
Normas para inscrição de trabalho no formato de resumo
1. O Resumo expandido deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar, apresentação de atividades realizadas em estágio supervisionado, PIBID,Residência pedagógica,PET,Institutos Federais, movimentos sociais, Iniciações científicas, revisão bibliográfica e ensaios que contemplem os seguintes eixos:
· GT 1 _ Formação Inicial e continuada para EJA
· GT 2 – A EJA e o mundo do trabalho
· GT 3 – Juvenilização da EJA
· GT 4 – Acesso e permanência do sujeito na EJA
· GT 5 – Políticas públicas para EJA
· GT 6 – Educação das pessoas com deficiências na EJA
· GT 7 – EJA e relações étnico-raciais
2. Poderá ter no máximo 4 (quatro) autores (todos devidamente inscritos no evento).
3. O resumo expandido deverá compreender 2 (duas) página, no mínimo, e 4 (quatro) páginas, no máximo, incluindo as referências.O resumo expandido submetido deve seguir a formatação explicitada a seguir:
-
Papel tamanho A4.
-
Programa Word for Windows (versão 2003 ou superior)
-
Fonte Times New Roman.
-
Tamanho 12.
-
Espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
-
Espaçamento (antes e depois) de 0 ponto.
-
Margens: superior e inferior 3,0 cm; esquerda e direita 2,5 cm.
-
Alinhamento justificado à direita e à esquerda.
-
Os resumos devem conter de 2 a 4 páginas.
4. Os trabalhos devem ser anexados ao fim desta página no formulário de submissão.
5. O arquivo do trabalho deverá ser salvo com as seguintes informações: indicação do eixo, indicação de categoria (RE- resumo expandido) e iniciais do nome completo do autor principal (Ex: eixo_01_RE_JAO)
6. A comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o envio.
7. Data limite de submissão: 20/06/2019.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
GT 1 - Formação inicial e continuada de professores na EJA
1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma reflexão sobre a formação inicial e continuada dos professores da eja.
Autores: Ana Paula da Silva Costa, Cecília Correia, Daniela Divina Félix Mateus, Elizabete Aparecida dos Santos Silva, Jerônima Maria dos Santos Silva, Ana Emília C.S. Ferreira, Mical de Melo Marcelino, Sonia Maria dos Santos.
2 MODOS DE FORMAR PROFESSORES DE EJA 1990-2006
Autores: Fernanda Afonso Bernardes
GT2. A EJA e o mundo do Trabalho: Sujeitos e direitos. Empregabilidade. Trabalho informal. Profissionalização
1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: a realidade da escola municipal afrânio rodrigues da cunha, no município de uberlândia.
Autores: Malu Marinho da Silva, Vanessa Alves Dias.
2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O MUNDO DO TRABALHO: um diálogo com os estudantes da escola sergio de freitas pacheco.
Autores: Kamila Meneghin, Leticia Ramos, Luzmarina Sousa, Michele Silva, Ritiele Takemoto.
3 Reflexões e compreensões da matemática no dia a dia
Autores: Juliana Gonçalves de Minas, Marilza Helena Batista, Selma Moreira Silveira, Lorena Sousa Carvalho.
GT3. Juvenilização da EJA
1 A JUVENTUDE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Autores: Aline Aparecida Silva, Eliene Pereira Ribeiro, Lizandra Cristina de O. Ferreira, Michelle Aparecida G. Faria, Regileusa Aparecida D. Goulart.
2 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O EJA NA CIDADE DE CAPINÓPOLIS- MINAS GERAIS
Autores: Lana Julia Alves Soares, Nádia Aparecida Silva Costa, Sâmela Cristina A. De Souza.
GT4. Acesso e permanência do sujeito na EJA
1 ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS E ALUNAS NA EJA: um relato de experiência sobre os desafios e perfis encontrados
Autores: Lucas Diniz Teixeira, Larissa Cintra Rocha, Gabriella Caroline Silva Tostes, Mayara Santos Misael, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
2 AS ATIVIDADES PRÁTICAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA ENSINAR E APRENDER CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE ALUNOS COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS
Autores: Débora Rocha , Sandra Gonçalves Vilas Bôas.
3 BAÚ DAS PALAVRAS
Autores: Kellen Freire Rosado Oliveira, Lorena Isadora Costa, Lorena Sousa Carvalho.
4 BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Autores: Lalília Aparecida da Silva, Bruna Franco de Oliveira, Lorena Sousa Carvalho.
5 CONSIDERAÇÕES E ENFRENTAMENTOS NO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA SALA DE AULA: multiculturalismo e educação de jovens e adultos
Autores: Josilvanda Dias de Oliveira.
6 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO SISTEMA PRISIONAL DE UBERLÂNDIA-MG: ESCOLA ESTADUAL MÁRIO QUINTANA
Autores: Jefferson Albernaz Resende.
7 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDANTES COMO SUJEITOS DA APRENDIZAGEM
Autores: José Lito S. da Silva, Maria Aparecida A. Satto Vilela.
8 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: acesso, permanência e garantia de aprendizagem
Autores: Marilia Beatriz F. Abdulmassih, Aline Mendes Medeiros.
9 UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores: Andrívia Maria Balbino de Souza, Irenice Oliveira Diniz Ferreira, Thaisa Silva Gonçalves, Lorena Sousa Carvalho
GT5. Políticas públicas para a EJA: Quais propósitos? Quais possibilidades? O que se desenha para a EJA hoje?
1 A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: um compromisso com a formação integral dos sujeitos
Autor: Fabiane Almeida Silva.
2 RELENDO "THE WALL- PINK FLOYD" OLHARES E REFLEXÕES A CERCA DA ARTE NA EJA
Autor: Alysson Assis Silva.
GT6: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EJA
1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO ELEMENTO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores: Sâmia Cristina A. Gomes , Maíza Dantas de O. Gomes, Maria Aparecida A. Satto Vilela.
2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: levantamento do número de estudantes com deficiência na rede estadual de Ituiutaba-MG,
Autores: Juliane Barcelos de Lucena , Leonildo José Lúcio, Silva Rosa dos S. Graciano, Ubiany de Oliveira Souza, Maria Aparecida A. Satto Vilela.
3 ESTUDANTES SURDOS NA EJA: análise de uma escola em Ituiutaba-MG
Autores: Roberta Italiati D. Mayrink, Tahinara Freitas Paula, Francielle Prates Maia, Maria Aparecida A. Satto Vilela, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
4 TRABALHANDO A LIBRAS EM UMA TURMA DA EJA
Autores: Helenice Severino da Silva, Luiz Henrique de Araújo, Lorena Sousa Carvalho.
5 RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA EJA: PARADIGMAS NA ALFABETIZAÇÃO DO SURDO
Autores: Luana de Castro Andrade Santos Prado, Franciellen Barcelos de Paiva Santos, Lorena Sousa Carvalho.
GT 7. EJA e relações étnico-raciais.
1 O CAMPO POLÍTICO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EJA: diálogos com estudantes da eja em Ituiutaba-MG
Autores: Isabella Cristina Mucuta de Renzo, Luana Maciel do Nascimento, Quésia Vieira Gonçalvez, Rafaela de Castro Angelo, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves.
2 O EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO: especificidades, desafios e contribuições
Autor: Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira
3 UM DIA NA CONGADA TIJUCANA: uma proposta pedagógica para a EJA
Autor: Carlos Antônio dos Santos.
4 A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autores: Carlene Francisca de Morais Carvalho Almeida, Lorena Sousa Carvalho.