EDIÇÕES ANTERIORES

ANAIS DO CONGRESSO ÉTNICO RACIAL, SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS

V. 1, n, 1 (2016). 

EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO-RACIAL: IDENTIDADE, APROPRIAÇÃO CULTURAL, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES

RESUMOS EXPANDIDOS 

A LEI 10.639/03 ENQUANTO INCLUSÃO IDENTITÁRIA AFRO BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO

Júlio César Ferreira Cirilo, Carolina de Jesus.

CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE NA ATIVIDADE DA PROSTITUIÇÃO MASCULINA: REFLETINDO O PARADIGMA DO MACHISMO

Renato Santos Cavalcante, Waldo Franco Ferreira. 

CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL

Stalanie Karen Leal Rafael, Julia Francisca Gomes Simões Moita.

ETNIA NEGRA, LITERATURA BRASILEIRA E IDENTIDADE

Brendah Mohandas Hipólito Barboza.

INFERIORIZAÇÃO DO NEGRO EM PARALALELO A UTILIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA AFRICANA NOS CAFEZAIS

Gustavo Côrtes Oliveira, Roberto Thomé de Oliveira Tannús Moura, Denise Andrade de Freitas Martins.

MEMÓRIA, IDENTIDADE E DIREITO AO TERRITÓRIO: COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS NO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Vanilda Honória dos Santos.

O HIP HOP: DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL À ARMA DE COMBATE AO PRECONCEITO ÉTNICO

Gustavo Brito Rabelo, Laínne Clara de Assis, Lucas de Lazare Rodrigues.

OLHARES E REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO “AXÉ PARA QUEM É DE AXÉ, SARAVÁ PARA QUEM É DE SARAVÁ”: RELATOS SOBRE O TRABALHO EM PROGRAMA DE EXTENSÃO

Kelly Mara de Santana de Lima, Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Simone Cléa dos Santos Miyoshi. 

PRÁTICAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS COMO FORMA DE INTERAÇÃO CRIATIVA E COOPERATIVA

Priscila Queiroz Messias, Denise Andrade de Freitas Martins. 

TERRITORIALIDADES DA FESTA DE SÃO BENEDITO NA CIDADE DE ITUIUTABA – MG

Luana Regina Mendes Rafael, Anderson Pereira Portuguez. 

UM ESTUDO DAS TEORIAS CONCERNENTES AO MARCO JURÍDICO INICIAL DA PERSONALIDADE E A IDENTIDADE NO ÂMBITO DO DIREITO CIVIL

Alisson Alves Balduíno, Júlio César Ferreira Cirilo.

TRABALHOS COMPLETOS 

APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS QUILOMBOLAS: PERCALÇOS NO ENSINO DA QUÍMICA E APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Juliana Moraes Franzão, Guimes Rodrigues Filho. 

 

A LINGUAGEM ICONOGRÁFICA DAS MULHERES NDEBELES

Cláudia Regina Melo de Oliveira.

 

A PLURALIDADE E A DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Renata Costa Silva Oliveira.

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA PÓS GRADUAÇÃO

Vanessa Lepick, Sônia Maria dos Santos, Ana Beatriz da Silva Duarte.

 

ETNOCIÊNCIA E SABERES POPULARES: A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR MASCAVO ARTESANAL

Nicola José Frattari Neto, Anayane Cristina da Rocha SilvaDaniel José de Souza.

FEMINISMO NEGRO: LÉLIA GONZALES E ANGELA DAVIS COMO ANTÍGONAS NEGRA

Lorena Silva O. Liveira.

IDENTIDADE, MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: APONTAMENTOS SOBRE OS SUJEITOS DENTRO DO LIVRO DIDÁTICO

Marcos Antonio Franco Petraglia Filho.

INSERÇÃO DE ALUNOS NEGROS, PARDOS, BRANCOS CARENTES E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE POR MEIO DO PREVESTI/FUMZUP

Marina Alves de Oliveira. 

LEI 10.639/03 E ETNOMODELAGEM: A CULTURA DOS SÍMBOLOS FRENTE AO ENSINO DE GEOMETRIA

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Rafaela Rodrigues Nogueira.

 

LEI 10.639/03 E A SALA DE AULA: QUANDO A LEI CHEGA, A IMPLEMENTAÇÃO E O SEU REFLEXO NA EDUCAÇÃO

Marcos Antonio Franco Petraglia Filho, Miramar Mendes Ferreira.

LITERATURA INFANTIL NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: uma experiência de contação de história e teatro encenado na alfabetização inicial

Josiane Aparecida Marçal.

METAIS: DA ÁFRICA PARA O MUNDO

Enio da Silva Santos, Nicéa Quintino Amauro, Guimes Rodrigues Filho. 

 

MIGRAÇÃO INTERNA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DE UMA IDOSA NORDESTINA INSTITUCIONALIZADA EM ITUIUTABA

Nailton Souza Melo. 

MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Renata Costa Silva Oliveira, Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, .Laura Calegari 

 

OS REFLEXOS DA IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Ishangly Juana da Silva, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. 

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA POR MEIO DA LEI 10.639/03

Hellen Cristine da Silva Costa. 

 

PROJETO “PLANTANDO AXÉ”: UMA EXPERIÊNCIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ EM ITUIUTABA, MG

Anderson Pereira Portuguez. 

POSITIVISMO CRIMINOLÓGICO BRASILEIRO: O RACISMO COMO VARIÁVEL INSTITUCIONAL DA REPÚBLICA AOS DIAS ATUAIS

Danler Garcia Silva. 

 

UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO NA SALA DE AULA: relato de experiências com a lei 10639\03

Elaine Costa Oliveira, Felina Raquel Paiva Bonon.

V. 2, n, 2 (2017). 

EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO-RACIAL: DESCOLONIZAÇÃO EM TEMPOS DE RETROCESSO

RESUMOS EXPANDIDOS 

“MERCI BEAUCOUP, BLANCO!”:UM DIALOGO ENTRE HISTÓRIA E ARTE ÉTNICA-RACIAL CONTEMPORÂNEA

Patrícia Giselia Batista.

A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Lucélia de Souza

BREVE ANÁLISE CONCEITUAL DA INTERSECCIONALIDADE DE GÊNERO E RAÇA

Priscila Bezerra de Moraes, Dara Cristina da Silva

CONGADA: MUITO ALÉM DE UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL.

Rafaela Marques de Oliveira, Jaqueline Keli Alves Medeiros, Lais Soares da Silva

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM A TEMÁTICA: GÊNERO, RAÇA E VIOLÊNCIA

Andreia Lohane Resende Simplicio

DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: PERSPECTIVAS DA DESCOLONIZAÇÃO DE SABERES E DOS ESTUDOS DESCOLONIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE.

Tássita de Assis Moreira¹, Letícia da Costa Calixto

EDUCAÇÃO INFANTIL: Promovendo a igualdade Racial

Maria do Rosário Freitas, Vanilda Aparecida Alves

ENSAIO DE UMA AÇÃO ANTIRRACISTA EM ITUIUTABA

Viviane Pereira Ribeiro Oliveira

MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO, DURBAN E O ANTIRRACISMO: OS ESFORÇOS E AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA TRANSNACIONALIZAÇÃO

Ana Cecília Alcântara Vera

PÉROLAS NEGRAS DO TIJUCO: identidade, negritude e relações étnico raciais

Liana Cláudia do Nascimento e Souza

PRECISAMOS FALAR (TAMBÉM) DAS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS

Ewerton Donis De Melo, Izadora Barbosa Maia, Letícia Ferreira Santos, Mirela, Alessandra Oliveira Lima.

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRA E SEU SINCRETISMO COM O CATOLICISMO

Eduardo Neto Miranda, Daiane Firmiano Oliveira, Leonaldo dos Santos Silva

V. 3, n, 3 (2018). 

EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO-RACIAL: VOZES DA DIVERSIDADE 

RESUMOS EXPANDIDOS 

A IMAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Eliene Pereira Ribeiro, Lana Júlia Alves Soares, Lizandra Cristina de Oliveira Ferreira, Sâmela Cristina Alexandre De Souza. 

A MULHER NEGRA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: representatividade e resistência na Escrevivência de Conceição Evaristo

Ishangly Juana da Silva; Mireile Silva Martins, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela.

 

A REVOLUÇÃO HAITIANA E A LEGITIMAÇÃO DE UM DISCURSOevolução Haitiana e a legitimação de um discurso no Brasil Regencial: As Sociedades Secretas

Matheus Vilela Freitas

APRENDIZAGEM E AFRICANIDADES

Taynara Silva, Palloma Victoria Nunes e Silva, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: entre o protagonismo e a pertença identitária na educação infantil

Maíza Dantas de Oliveira Gomes, Sâmia Cristina Araújo Gomes, Rafaela Rodrigues Nogueira.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise de Menina do laço de fita

Beatriz Vieira Barone, Aline de Jesus Peixinho, Gabriela de Souza Costa, Simone Aparecida dos Passos. 

 

ENTRE ANÚNCIOS E FUGAS: os atos de resistência escrava no Triângulo Mineiro, século XIX

Giulia dos Santos Abden Nabi, Carlos Eduardo Moreira de Araújo. 

 

FEMINISMO NEGRO: um movimento necessário para a construção de um movimento democrático

Mireile Silva Martins, Soraia Veloso Cintra.

O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM DOIS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS

Autores: Professora Ms.  Viviane Pereira Ribeiro Oliveira

O JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: estudo sobre o negro na imprensa de lampião da esquina 

Murilo Pedreira Souza, Simone Aparecida dos Passos.

O NEABI E A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Luene Helena Vilela, Thayna Carlos de Sousa Santos, Rafaela Rodrigues Nogueira.

O PAJUBÁ COMO RESISTÊNCIA LGBTQI+: A APROPRIAÇÃO DO PAJUBÁ NA COMUNICAÇÃO ENTRE LGBTQI+ QUE FAZEM PARTE DE UM COLETIVO NA CIDADE DE JATAÍ/GOIÁS

Hugo Ribeiro de Souza, Catharina Gomes Araújo Faria, Jéssica Marques da Costa, Kamilla Luiza Lima. 

O PET EM EXTENSÃO: (RE) CONECTANDO SABERES por meio das atividades extensionistas

Stalanie Karen Leal Rafael, Maria Abadia de Oliveira, Bruna Cristina Batista Correia, Carlos Roberto Loboda. 

 

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO AINDA PRESENTE NO ÂMBITO ESCOLAR

Lúcia Aparecida Gomes Gonçalves, Nádia Aparecida Silva Costa, Raquel Moura de Lima, Silva Rosa dos Santos Graciano e Rafaela Rodrigues Nogueira.

QUEM SOU EU? REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE A PARTIR DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET (RE) CONECTANDO

Dara Cristina Silva, Jéssica Aparecida Lima Araujo, Ricardo de Brito, Lucas Guerine Menezes. 

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR 

Lorraine Cristina, Carine SilvaXavier, Caroline Fernandes, Rafaela Rodrigues Nogueira

SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA 

Aline Brito, Ananda Monteiro, Fernanda Aparecida, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

TODOS JUNTOS PELO DIREITO RACIAL

Gláucia Santana Domingos, Maria Cristina Franco, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

TRANSNEGRESSÃO: um passo para a pós-graduação 

Eduarda Luiz Marques, Ana Lidia de Souza, Junia Cristina Azevedo Souza. 

UMA TRADIÇÃO QUASE ESQUECIDA: entrevistas com os congadeiros de Ituiutaba e suas crenças na cultura Africana.

Amanda Batista, Roberta Correia, Tânia Elias, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

ÚRSULA: um gênero, uma escrita. por maria firmina dos reis

Amanda Helena Martins de Oliveira, Carlos Eduardo Moreira de Araújo. 

TRABALHO COMPLETO 

A inserção da mulher negra e de baixa renda INSERÇÃO DA MULHER NEGRA E DE BAIXA RENDA NO CURSO DE PSICOLOGIA E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DAS MINORIAS

Angélica Inês dos Santos Silva, Evaldo Batista Mariano júnior. 

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma centralidade para a educação infantil

Laís Lourenço de Almeida, Laura Cristina Santos Vieira, Lorene Cristine Silva Costa, Pauliane Soares Resende, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

COMO AS CRIANÇAS NEGRAS SÃO AFETADAS PELAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Ewerton Donis de Melo, Angélica Inês dos Santos Souza. 

 

CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 

Dafne Yulli

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Thaís Alves Araújo, Palloma Victoria Nunes e Silva. 

ETNOMATEMÁTICA EM MOVIMENTO: Etnomodelagem e a arte de traduzir saberes e práticas locais e globais

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

HISTÓRICO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES: a luta pelo acesso ao Ensino Superior pela população negra

Rejo Levi, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

O RAP COMO PLATAFORMA DE LUTA SOCIAL E PROTESTO: Uma análise sobre a trajetória do grupo Facção Central

Ricardo Brito 

 

OS ARTISTAS DE RUA E O MOVIMENTO HIPPIE NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA – MG: CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE CULTURAL

José Lito Salustrian da Silva, Pamela Fonseca Costa

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639/03: um estudo em escolas municipais de ituiutaba-mg

Nadila Ferreira dos Santos, Luciane  Ribeiro Dias Gonçalves. 

 

REVERBERANDO O LUGAR DA PEQUENA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um diálogo possível através do projeto: Africanidades e Brasilidades

Marivania Xavier C. Costa, Lorrayne Karita, Guilherme V. Fontoura.

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