CURSO FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA EM TERRITÓRIO DE MATRIZ AFRICANA.
Atenção cursista! O Estágio interdisciplinar de vivência em território de matriz africana é uma atividade obrigatória que compõem a proposta do Curso de Formação docente em Educação para as relações étnico-raciais. Propõe a imersão dos cursistas numa experiência viva da história e da cultura afro-brasileira, por meio da preparação, integração e vivência junto a uma comunidade de matriz africana. O foco da vivência é o diálogo com os saberes ancestrais de matrizes africanas. Busca assim, aproximação aos valores civilizatórios ancestrais negros, na expectativa de diversificar as possibilidades de visão de mundo baseado em um conhecimento diferenciado. Objetiva promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas com foco na participação dos estudantes do curso em integração com mestres/as de saberes tradicionais, impulsionando o conhecimento de saberes tradicionais e valores civilizatórios africanos e afro-brasileiros. Este ano estaremos vivenciando as experiências de um território sagrado de matriz africana. O estágio de vivência será realizado de acordo com os seguintes dados: Data: 30 de julho de 2019 - domingo Local: Ilé Ase Tobi Baba Olorigbin – Rua das orquídeas, 399. B. Cidade jardim. Ituiutaba- MG. Horário: das 08h00min às 17h00min Mestre de saber: Pai Anderson.
Para a vivência, todos os participantes serão convidados a mergulhar nos valores civilizatórios da cultura religiosa afro-brasileira. Pra isso, utilizaremos um material de apoio produzido exclusivamente para esse fim. Trata-se do livro "África Mítica", que será enviado por e-mail para todos os participantes. A obra deverá ser impressa ou pode ser ainda adquirida na forma de livro impresso pelo site Clube de Autores ( https://clubedeautores.com.br/ ). Caso a obra seja adquirida nesse site, é importante lembrar que ela demora 7 dias úteis para chegar em Ituiutaba. Precisa ser solicitada com antecedência.