Edições Anteriores

clique para abrir a galeria 

PROJETO - III ACOLHIDA PRETA- CALOURADA 2019  

WhatsApp Image 2018-04-13 at 09.43.09.jp

Ituiutaba, 22 a 26 de abril de 2019 

Resumo: Mesmo com a inserção de cotistas por autoafirmação (racial) e social, e mais da metade da população brasileira já se declarar negra desde 2007, ainda permanece sub-representada a população negra no espaço universitário. A organização da Acolhida preta é uma forma de minimizar a hostilidade da universidade e buscar meios de garantir a permanência dos/as calouro/as negro/as na Facip/UFU.

Justificativa As dificuldades históricas de acesso da população negra e pobre a Educação Superior precisam ser superadas.Nesse sentido, a universidade e seus coletivos necessitam estruturas estratégias nas diversas áreas que possam contribuir para a permanência dos alunos/as que conseguem acessar esse nível de ensino. Por conta disso, o Nepere/Neabi Pontal promovem a Acolhida Preta como forma de amenizar o contexto excludente do ambiente universitário. Página 1 de 17

 

Objetivo Geral Promover espaço para vivências, troca de experiências e discussões sobre acesso e permanência da população negra no espaço universitário.

 

Objetivos Específicos Receber aluno/as negro/as que ingressam no espaço do ICHPon/UFU com intenção de esclarecer os diversos processos da universidade, buscando facilitar a permanência dos mesmos neste espaço; Promover atividades culturais que representem a cultura afro-brasileira no espaço universitário. Metodologia Serão realizados intervalos interativos que serão encerrados com um grande show artístico.

GALERIA