III Seminário da congada Edição Virtual 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A AVALIAÇÃO DO CURSO

 

Em consequência as ações de isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, o Seminário da Congada que aconteceu nas versões anteriores no formato presencial, este ano será realizado no formato virtual.Este seminário refere-se à atividade da congada mineira, mais particularmente da congada de Minas Gerais, como expressão cultural que marca identitária do estado. Nessa perspectiva, a congada neste trabalho extrapola o sentido religioso da festa, mas revela a sua abrangência em diversas áreas das artes. Entendemos a congada numa mistura de fé, dança, música, corporeidade, mas também como um processo de herança da tradição e formação identitária. O seminário concentrará em debate sobre a congada na perspectiva de que essa temática seja observada na implementação da Lei 10.639/03. 

Objetivo Geral

Socializar os conhecimentos sobre a congada, demonstrando o potencial de resistência e preservação de saberes ancestrais da população negra.

Objetivos Específicos

Fortalecer as ações de implementação da Lei 10.639/03 na Educação básica e na universidade; Promover a formação de profissionais sobre a congada.

Público Almejado

Comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Cronograma

ABERTURA - 17/05 - 5 HORAS 

MÓDULO 1 – 18 A 24/05 - 10 HORAS

MÓDULO 2 – 25/05 A 30/05 - 10 HORAS

MÓDULO 3 – 01/06 A 07/06 - 5  HORAS 

COORDENAÇÃO GERAL 

Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves 

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira