V. 3, n, 3 (2018). 

EDIÇÃO CONGRESSO ÉTNICO-RACIAL: VOZES DA DIVERSIDADE 

RESUMOS EXPANDIDOS 

A IMAGEM DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Eliene Pereira Ribeiro, Lana Júlia Alves Soares, Lizandra Cristina de Oliveira Ferreira, Sâmela Cristina Alexandre De Souza. 

A MULHER NEGRA NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: representatividade e resistência na Escrevivência de Conceição Evaristo

Ishangly Juana da Silva; Mireile Silva Martins, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela.

 

A REVOLUÇÃO HAITIANA E A LEGITIMAÇÃO DE UM DISCURSOevolução Haitiana e a legitimação de um discurso no Brasil Regencial: As Sociedades Secretas

Matheus Vilela Freitas

APRENDIZAGEM E AFRICANIDADES

Taynara Silva, Palloma Victoria Nunes e Silva, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: entre o protagonismo e a pertença identitária na educação infantil

Maíza Dantas de Oliveira Gomes, Sâmia Cristina Araújo Gomes, Rafaela Rodrigues Nogueira.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise de Menina do laço de fita

Beatriz Vieira Barone, Aline de Jesus Peixinho, Gabriela de Souza Costa, Simone Aparecida dos Passos. 

 

ENTRE ANÚNCIOS E FUGAS: os atos de resistência escrava no Triângulo Mineiro, século XIX

Giulia dos Santos Abden Nabi, Carlos Eduardo Moreira de Araújo. 

 

FEMINISMO NEGRO: um movimento necessário para a construção de um movimento democrático

Mireile Silva Martins, Soraia Veloso Cintra.

O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM DOIS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS

Autores: Professora Ms.  Viviane Pereira Ribeiro Oliveira

O JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: estudo sobre o negro na imprensa de lampião da esquina 

Murilo Pedreira Souza, Simone Aparecida dos Passos.

O NEABI E A FORMAÇÃO DE GRADUANDOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Monalisa Lopes dos Santos Coelho, Luene Helena Vilela, Thayna Carlos de Sousa Santos, Rafaela Rodrigues Nogueira.

O PAJUBÁ COMO RESISTÊNCIA LGBTQI+: A APROPRIAÇÃO DO PAJUBÁ NA COMUNICAÇÃO ENTRE LGBTQI+ QUE FAZEM PARTE DE UM COLETIVO NA CIDADE DE JATAÍ/GOIÁS

Hugo Ribeiro de Souza, Catharina Gomes Araújo Faria, Jéssica Marques da Costa, Kamilla Luiza Lima. 

O PET EM EXTENSÃO: (RE) CONECTANDO SABERES por meio das atividades extensionistas

Stalanie Karen Leal Rafael, Maria Abadia de Oliveira, Bruna Cristina Batista Correia, Carlos Roberto Loboda. 

 

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO AINDA PRESENTE NO ÂMBITO ESCOLAR

Lúcia Aparecida Gomes Gonçalves, Nádia Aparecida Silva Costa, Raquel Moura de Lima, Silva Rosa dos Santos Graciano e Rafaela Rodrigues Nogueira.

QUEM SOU EU? REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE A PARTIR DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET (RE) CONECTANDO

Dara Cristina Silva, Jéssica Aparecida Lima Araujo, Ricardo de Brito, Lucas Guerine Menezes. 

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR 

Lorraine Cristina, Carine SilvaXavier, Caroline Fernandes, Rafaela Rodrigues Nogueira

SUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA 

Aline Brito, Ananda Monteiro, Fernanda Aparecida, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

TODOS JUNTOS PELO DIREITO RACIAL

Gláucia Santana Domingos, Maria Cristina Franco, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

TRANSNEGRESSÃO: um passo para a pós-graduação 

Eduarda Luiz Marques, Ana Lidia de Souza, Junia Cristina Azevedo Souza. 

UMA TRADIÇÃO QUASE ESQUECIDA: entrevistas com os congadeiros de Ituiutaba e suas crenças na cultura Africana.

Amanda Batista, Roberta Correia, Tânia Elias, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

ÚRSULA: um gênero, uma escrita. por maria firmina dos reis

Amanda Helena Martins de Oliveira, Carlos Eduardo Moreira de Araújo. 

TRABALHO COMPLETO 

A inserção da mulher negra e de baixa renda INSERÇÃO DA MULHER NEGRA E DE BAIXA RENDA NO CURSO DE PSICOLOGIA E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DAS MINORIAS

Angélica Inês dos Santos Silva, Evaldo Batista Mariano júnior. 

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma centralidade para a educação infantil

Laís Lourenço de Almeida, Laura Cristina Santos Vieira, Lorene Cristine Silva Costa, Pauliane Soares Resende, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

COMO AS CRIANÇAS NEGRAS SÃO AFETADAS PELAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Ewerton Donis de Melo, Angélica Inês dos Santos Souza. 

 

CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 

Dafne Yulli

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Thaís Alves Araújo, Palloma Victoria Nunes e Silva. 

ETNOMATEMÁTICA EM MOVIMENTO: Etnomodelagem e a arte de traduzir saberes e práticas locais e globais

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Rafaela Rodrigues Nogueira. 

 

HISTÓRICO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES: a luta pelo acesso ao Ensino Superior pela população negra

Rejo Levi, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. 

O RAP COMO PLATAFORMA DE LUTA SOCIAL E PROTESTO: Uma análise sobre a trajetória do grupo Facção Central

Ricardo Brito 

 

OS ARTISTAS DE RUA E O MOVIMENTO HIPPIE NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA – MG: CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE CULTURAL

José Lito Salustrian da Silva, Pamela Fonseca Costa

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639/03: um estudo em escolas municipais de ituiutaba-mg

Nadila Ferreira dos Santos, Luciane  Ribeiro Dias Gonçalves. 

 

REVERBERANDO O LUGAR DA PEQUENA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um diálogo possível através do projeto: Africanidades e Brasilidades

Marivania Xavier C. Costa, Lorrayne Karita, Guilherme V. Fontoura.

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now