MULHERES QUE NOS FIZERAM: MEMÓRIA ANCESTRAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA EM ITUIUTABA

2020

​A sociedade brasileira é marcada pela invisibilidade da mulher em geral, e da mulher negra em especial. Nesta perspectiva, este projeto focará suas ações na mulher e na negra congadeira. A Congada representa em Minas Gerais, uma das maiores manifestações culturais e de resistência negra. Contudo, existe a (In)visibilidade da mulher negra congadeira ( PAULA, 2010). Discentes das diversas graduações da UFU Pontal estarão envolvidas nas diversas atividades que propiciarão o enriquecimento de suas formações, principalmente na relação com a cultura afro-brasileira e o combate do racismo. Assim, esse projeto busca a promoção o bem viver e qualidade de vida de mulheres congadeiras, passando pela formação identitária construída em oficinas que discutirão a estética fenotípica negra desde o cabelo, formas de maquiagem, bem como o resgate de tradições afro-brasileiras nas amarrações de roupas e torços e combate à violência contra a mulher (estética, saúde e combate à violência à mulher negra).

 

Período de Realização

Início 09/03/2020                                   Término 31/12/2020

Carga Horária Total 200 HORAS.

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

O Projeto “MULHERES QUE NOS FIZERAM: memória ancestral para construção da identidade feminina em Ituiutaba”, financiado pelo Edital nº 001/2019, da Justiça Federal de Ituiutaba, convida pesquisadoras/es a enviarem textos que abordem a presença de mulheres em seus protagonismos nas diversas áreas da sociedade.

A publicação, como produto do projeto, objetiva dar visibilidade às mulheres em geral, e especificamente mulheres negras, resgatando as histórias de vida das matriarcas, para que inspirem e favoreçam a formação identitária de jovens, provocando mudanças nos aspectos estético, econômico, político e social, numa perspectiva antirracista, antielitista e anti-sexista, e que auxilie na prevenção da criminalidade e vítimas de abusos e violências.

Os textos deverão ter o seguinte formato:

-Formatação do trabalho completo:

·  De 10 a 15 páginas, incluindo notas e referência;

·  Fonte Times New Roman;

·  Tamanho 12;

·  Espaçamento 1,5;

·  Margens: superior e inferior 2,5; esquerda e direita 3,0;

·  Alinhamento justificado;

·  Título em maiúsculo, centralizado e em negrito; subtítulo em minúsculas;

·  Nome do (s) autor (es) alinhado à direita depois de uma linha de espaço do título;

·  Depois de uma linha de espaço, o texto do trabalho;

·  Depois de duas linhas de espaço, as notas de fim, se forem necessárias;

·  Depois de duas linhas de espaço, as referências, apresentadas segundo as normas da ABNT (títulos das obras em itálico) - Texto revisado.

 

-Enviar currículo resumido para publicação no livro.

 

-Enviar resumo: O resumo do trabalho deve apresentar de 200 a 250 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras. (Será usado na apresentação do livro).

 

-PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS: 01/08/2020. 

-Cada autor será responsável pela revisão ortográfica do seu texto. 

 

Agradecemos a parceria de sempre!

 

Abraços!

 

Organizadoras:

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

Maria Aparecida A. Satto Vilela

Jussara Goulart da Silva