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NORMASGERAIS

Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento;

Autoria e submissão: ·        

O autor principal submete o trabalho e indica os coautores;

O orientador deve estar cadastrado no site do evento;

Quantidade de trabalhos: 

Trabalhos como autor principal: 2 (dois);

Trabalhos como coautor: 3 (três);

Participantes por trabalho: 4 (quatro) incluindo autor, coautores e orientador.

Publicação e certificado:

Anais com ISSN publicado com todos os trabalhos aceitos;

Certificação dos trabalhos apresentados.

A comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o envio.

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NORMAS DE COMUNICAÇÃO ORAL 

 

Artigo completo

O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

NORMAS DE RODA DE CONVERSA 

 

Resumo Expandido

O resumo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
 

CONHEÇA OS GRUPOS DE TRABALHO!

Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordam os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior e espaços não escolares, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET). Duas proposições estão aqui vinculadas: reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo do currículo, enquanto artefato histórico e cultural, e suas implicações na aplicabilidade e legitimação da legislação que baliza o campo da educação para as relações étnico-raciais, e a busca por indagações epistemológicas por meio de trabalhos que contextualizam a contemporaneidade dos estudos na área curricular relacionados às temáticas que abordam legislação, multiculturalismo, identidade, prática educativa e cultura organizacional, dentre outras.

Currículo e Educação para as relações étnico-raciais

​Profª Drª Cida Satto (ICHPO / UFU)

GT I

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Este eixo se constitui em um campo epistemológico que abarca estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos e psicológicos sobre a educação para as relações étnico-raciais em relatos e pesquisas em andamento e concluídas. A proposta desse eixo é reunir também, estudiosos de diversas áreas que utilizam o conhecimento científico como base para a discussão e problematização de questões relacionadas ao campo da Etnociência em espaços escolares e espaços não escolares, analisando as contribuições da história e cultura afro-brasileira e africana e sua relação com o contexto educacional e social.

Ciências, tecnologias e relações étnico-raciais

​Profª Drª Cristiane Maria Ribeiro

(PPGENEB / IFTM)

GT II

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O eixo abriga pesquisas sobre a legislação que baliza a história e cultura afro-brasileira e africana e a educação indígena. Os trabalhos vinculados a esse eixo acolhem pesquisas com resultados parciais e finais sobre práticas educativas em espaços escolares e não escolares relacionadas ao livro didático, à identidade étnico-racial, à educação indígena, à educação quilombola e às políticas afirmativas. Propõem-se reunir trabalhos que problematizem a legislação referente às Leis 10.639/03 e 11.645/08, com o intuito do debate sobre a legitimação e aplicabilidade desse aparato jurídico-normativo nos espaços educacionais e comunitários.

Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

​Profª Drª Karina Klinke

(ICHPO / UFU)

GT III

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Este eixo congrega pesquisas (em andamento ou concluídas) de relatos de experiência sobre a temática étnico-racial no que tange à arte afro-brasileira e africana (arte visual, dança, música e teatro), à literatura afro-brasileira e africana, à imagem do negro na indústria cinematográfica, às práticas pedagógicas e às práticas culturais dentro e fora do espaço educacional relacionadas à cultura africana e afro-brasileira . O eixo também reune  trabalhos que abordem os aspectos historiográficos da educação para as relações étnico-raciais, agrupando estudos sobre a historiografia africana,  a diversidade cultural e a história dos afrodescendentes no Brasil, estendendo-se à temas como memória, identidade e patrimônio – nas suas mais variadas formas. 

Arte, História e Diversidade

​Profª Drª Simone Aparecida dos Passos 

(ICHPO / UFU)

​Prof Dr Carlos Eduardo Moreira Araújo 

(ICHPO/UFU)

GT IV

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Este eixo objetiva contribuir sobre os estudos da temática religiosidade e cultura afro-brasileira e africana, sua historicidade e relação com o espaço educativo e espaço não escolar. Estão contemplados os relatos, pesquisas em andamento ou concluídas sobre ritos religiosos africanos, religiosidade afro-brasileira e sincretismo religioso no Brasil. Com vistas ao fortalecimento do campo da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais e do subtema religiosidade, busca-se colaborar com o diálogo e a problematização da temática por meio de estudos que visem à desmistificação da religiosidade de matriz africana e afro-brasileira, contribuindo para desconstruir estereótipos e preconceitos, enfatizando a diversidade na constituição da identidade do povo brasileiro.

Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

​Prof Dr Anderson Pereira Português

(ICHPO/UFU)

GT V

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Este eixo discute relatos, pesquisas em andamento ou concluídas relacionadas à ancestralidade, identidade cultural, racismo, direito à diversidade étnico-racial, política educacional étnico-racial, multiculturalismo e diáspora africana. Busca discutir as contribuições do campo jurídico-normativo à constituição da identidade nacional e processo de mestiçagem no Brasil, diáspora africana como fenômeno histórico-social, e relação de gênero na atualidade em interlocução com os estudos na área da educação para as relações étnico-raciais.

Direito, Identidade, negritude e gênero

​Profª Drª Adriana Ruas 

GT VI

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RESULTADOS 

APRESENTAÇÃO 18 DE NOVEMBRO AS 14:00

 

GT 1 – CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS REAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-1-curriculo-e-a-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais

1 - Escola, juventude negra e a questão da violência no contexto escolar de Mariana-MG

Autores: Marcelo Donizete da Silva, Viviane de Andrade Soares Sena

 

2 - O CURRÍCULO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS QUESTÕES ÉTNICOS- RACIAIS

Autores: Nicélia Ferraz de Oliveira, Marivânia Xavier Cavalcanti Costa, juliano Henrique Xavier Cavalcanti

 

3 - GEOGRAFIA DECOLONIAL, LIVRO DIDÁTICO E TRABALHO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS.

Autores: Vinicius de Luna Chagas Costa, Diomario da Silva Junior, Julia de Freitas Lopes

 

4 - DA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE: A ABORDAGEM ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Autoras: Joyce Rodrigues de Souza Costa, Laura Rafaela

 

 

 

 

GT 3 – Lei 106239/03 E 11645/08 EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-iii-lei-1063903-e-1164508-em-espacos-escolares-e-nao-escolares

1 - A LEI 10.639/03 E A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Autoras: Rafaela Rodrigues Nogueira, Ana Carolina Marquez Gouveia Rocha, Tatiana Parreira Franco

 

2 - A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA/ES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autoras: Lizie Pacheco Sting, Cleyde Rodrigues Amorim

 

3 - A LEI 10.639/2003 E A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

 

 

 

 

GT 4 – ARTE, HISTÓRIA E DIVERSIDADE E GT 5 – RELIGIOSIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-iv-arte-historia-e-diversidade

1 - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA ALÉM DE PEÇAS EXPOSTAS: Atividade no Museu antropológico de Ituiutaba MUSAI (2018 – 2019)

Autor: Eduardo José Costa

 

2 - Da figuração ao protagonismo na TV: um panorama da participação de atrizes negras nas telenovelas da Rede Globo (1965-2019)

Autora: Leticia da Costa Calixto

 

3 - A PRESENÇA DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NOS ESTUDOS DO OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA EM MINAS GERAIS

Autores: Rafaela Rodrigues Nogueira, Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

 

4 - Anúncios de vendas e de fugas: uma comparação das descrições

Autora: Giulia dos Santos Abden Nabi

 

1 - CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE: um ensaio etnográfico sobre um terreiro de matriz africana no município de Ituiutaba – MG

Autoras: Olymata Ndiaye, Letícia da Costa Calixto, Nadila Ferreira dos Santos

 

 

 

GT 6 – DIREITO, IDENTIDADE, NEGRITUDE E GENERO

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-vi-direito-identidade-negritude-genero

1 - JUVENTUDE NEGRA E EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E COMBATE Á VIOLÊNCIA

Autora: Adelaide da Silva Carvalho

 

2 - A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS NEGRAS Autoras - Verônica de Fátima Rodrigues dos Santos, Anaiara Lourenço da Silva, Priscilla Patrício de Holanda, Altina Abadia da Silva

 

3 - Movimento negro e Serviço Social: a emergente necessidade da atuação antirracista do Serviço Social

Autora: Lays Oliveira da Costa Venâncio

 

4 - Gênero, raça e classe: pensando a infância a partir da interseccionalidade

Autora: Renata Ruth Bastos Oliveira

 

5 - CAMPAINHAS, LETREIROS E LUZ DE POLÍCIA: SOBRE SER NEGRO, GAY E FILHO DE FAMÍLIA INTER-RACIAL

Autora: Carolyne Laurie Benícia dos Santos

 

 

APRESENTAÇÃO 19 DE NOVEMBRO AS 09:00

 

GT 1 – CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS REAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

5 - Educação para as Relações Étnico-Raciais no ensino de Geografia: contribuições dos Movimento Negro e Indígena para o Currículo Referência de Minas Gerais

Autor: Paulo Henrique Barbosa Silva

 

6 - A PRESENÇA DA TEMÁTICA ÉTNICORRACIAL  NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Estudo em uma escola municipal de Ituiutaba - MG

Autoras: Nadila Ferreira dos Santos, Tatiane Pereira de Souza

 

7 - A PROPOSTA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Autoras: Maria Ana Paula de Souza Azevedo, Rafaela da Silva Rocha, Luci Aparecida Souza Borges de Faria

 

8 – FORMAÇÃO TERRITORIAL E IDENTIDADE BRASILEIRA:POR UMA GEOGRAFIA DOS ASPECTOS DE CLASSE E DE RAÇA NO CURRÍCULO EDUCACIONAL ATUAL

Autores: Isabôhr Mizza Veloso dos Santos. Isabella Ayezza Veloso dos Santos

 

 

GT 3 – Lei 106239/03 E 11645/08 EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

4 -EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO BRASIL, PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE   HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, A PARTIR DO LIVRO MITO,  LITERATURA E O MUNDO AFRICANO DE WOLE SOYINKA

Autora: María Emilia Landaeta Silva 

 

5  - DIÁLOGOS ENTRE A LEI 10.639 E A PROPOSTA INTEGRAL DE EDUCAÇÃO

Autora: Lindéa Ramos

 

6- Desafios das relações étnico-raciais: abordagens e práticas pedagógicas.

Autora: Viviane Lima da Conceição

 

7 - PROJETO BAOBÁ: Formação Docente e relações étnico-raciais no espaço escolar

Autores: Renata Costa Silva Oliveira, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Cristiane Silva Oliveira

 

 

 

GT 4 – ARTE, HISTÓRIA E DIVERSIDADE

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

5 - DISPOSITIVOS E GATILHOS PARA MANTER O RACISMO NO BRASIL: uma reflexão sobre a “arte pela arte” [1]

Autora: Jeane Medeiros Silva

 

6- O USO DO RAP COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR NO INTERIOR DO BRASIL

Autoras: Luana Maciel do Nascimento e Tatiane Pereira de Souza

 

7 - SLAM ZUMBI DOS PALMARES E A REEXISTÊNCIA: elementos de análise sobre a poesia marginal.

Autores: Luciane R. Dias Gonçalves, Geovana Ketleeen Silva Santos, Wilker Fidelis S. F. Oliveira

 

8 - A arte visual afro brasileira: Da margem ao leito

Uma abordagem sobre a pintura afro brasileira.

Autor: Eduardo Ramos

 

9 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A DIVERSIDADE

Autoras: Maria Eduarda Dias Alves, Lucas Batista Mendes Borges, Jerônima Maria dos Santos Silva, Tatiane Pereira de Souza

 

 

 

 

GT 6 – DIREITO, IDENTIDADE, NEGRITUDE E GENERO

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

6 - A IMPORTANCIA DO EMPODERAMENTO NEGRO NA MÍDIA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autora: Joyce rodrigues de Souza

 

7 - UM BREVE ESTUDO SOBRE MULTICULTURALISMO

Autoras: Nadila Ferreira dos Santos, Polly Ana Rodrigues Ferreira, Tatiane Pereira de Souza, Tauane Resende Luzia de Oliveira

 

8 - A LITERATURA AFRO-FEMININA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL ENTRE JOVENS NEGRAS

Autores: Priscilla Patrício de Holanda, Maria Zenaide Alves

 

9 - MÃES PRETAS DA CONGADA: caminho metodológico de uma pesquisa científica.

Autoras: Larissa De Matos Pedro, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

 

10 - MEMÓRIAS DA PLANTAÇÃO: relato de uma experiência de racismo cotidiano na prática educativa de uma professora negra

Autora: Márcia Moreira Custódio