• Facebook
  • YouTube
  • Instagram
NORMAS E SUBMISSÃO DE TRABALHO
Publique seu trabaLho aqui!
Pesquisa científica! Publique conosco.
O que você precisa saber antes de submeter seu trabalho
Baixa Modelo
Timbrado
(Comunicação Oral)
Baixa Modelo
Timbrado
(Comunicação Oral)
oie_transparent (10).png

ABOUT US

NORMAS E SUBMISSÃO DE TRABALHO
Publique seu trablaho aqui!
NORMAS E SUBMISSÃO DE TRABALHO
Publique seu trablaho aqui!

NORMASGERAIS

Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento;

Autoria e submissão: ·        

O autor principal submete o trabalho e indica os coautores;

O orientador deve estar cadastrado no site do evento;

Quantidade de trabalhos: 

Trabalhos como autor principal: 2 (dois);

Trabalhos como coautor: 3 (três);

Participantes por trabalho: 4 (quatro) incluindo autor, coautores e orientador.

Publicação e certificado:

Anais com ISSN publicado com todos os trabalhos aceitos;

Certificação dos trabalhos apresentados.

A comissão Científica não se responsabilizará por inscrições de trabalhos enviados fora do prazo ou por problemas técnicos durante o envio.

empresario-maos-usando-telefone-celular-
Ficou na dúvida de como enviar seu trabalho?
Veja as normas e submeta.

NORMAS DE COMUNICAÇÃO ORAL 

 

Artigo completo

O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

NORMAS DE RODA DE CONVERSA 

 

Resumo Expandido

O resumo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
 

CONHEÇA OS GRUPOS DE TRABALHO!

Currículo e Educação para as relações étnico-raciais

​Profª Drª Cida Satto (ICHPO / UFU)

GT I

Ciências, tecnologias e relações étnico-raciais

​Profª Drª Cristiane Maria Ribeiro

(PPGENEB / IFTM)

GT II

Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

​Profª Drª Karina Klinke

(ICHPO / UFU)

GT III

Arte, História e Diversidade

​Profª Drª Simone Aparecida dos Passos 

(ICHPO / UFU)

​Prof Dr Carlos Eduardo Moreira Araújo 

(ICHPO/UFU)

GT IV

Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

​Prof Dr Anderson Pereira Português

(ICHPO/UFU)

GT V

Direito, Identidade, negritude e gênero

​Profª Drª Adriana Ruas 

GT VI

RESULTADOS 

APRESENTAÇÃO 18 DE NOVEMBRO AS 14:00

 

GT 1 – CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS REAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-1-curriculo-e-a-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais

1 - Escola, juventude negra e a questão da violência no contexto escolar de Mariana-MG

Autores: Marcelo Donizete da Silva, Viviane de Andrade Soares Sena

 

2 - O CURRÍCULO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS QUESTÕES ÉTNICOS- RACIAIS

Autores: Nicélia Ferraz de Oliveira, Marivânia Xavier Cavalcanti Costa, juliano Henrique Xavier Cavalcanti

 

3 - GEOGRAFIA DECOLONIAL, LIVRO DIDÁTICO E TRABALHO DOCENTE: DIÁLOGOS ENTRE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS.

Autores: Vinicius de Luna Chagas Costa, Diomario da Silva Junior, Julia de Freitas Lopes

 

4 - DA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE: A ABORDAGEM ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Autoras: Joyce Rodrigues de Souza Costa, Laura Rafaela

 

 

 

 

GT 3 – Lei 106239/03 E 11645/08 EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-iii-lei-1063903-e-1164508-em-espacos-escolares-e-nao-escolares

1 - A LEI 10.639/03 E A LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Autoras: Rafaela Rodrigues Nogueira, Ana Carolina Marquez Gouveia Rocha, Tatiana Parreira Franco

 

2 - A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA/ES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autoras: Lizie Pacheco Sting, Cleyde Rodrigues Amorim

 

3 - A LEI 10.639/2003 E A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES

 

 

 

 

GT 4 – ARTE, HISTÓRIA E DIVERSIDADE E GT 5 – RELIGIOSIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-iv-arte-historia-e-diversidade

1 - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA ALÉM DE PEÇAS EXPOSTAS: Atividade no Museu antropológico de Ituiutaba MUSAI (2018 – 2019)

Autor: Eduardo José Costa

 

2 - Da figuração ao protagonismo na TV: um panorama da participação de atrizes negras nas telenovelas da Rede Globo (1965-2019)

Autora: Leticia da Costa Calixto

 

3 - A PRESENÇA DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NOS ESTUDOS DO OBSERVATÓRIO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA EM MINAS GERAIS

Autores: Rafaela Rodrigues Nogueira, Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

 

4 - Anúncios de vendas e de fugas: uma comparação das descrições

Autora: Giulia dos Santos Abden Nabi

 

1 - CAMINHOS DA RELIGIOSIDADE: um ensaio etnográfico sobre um terreiro de matriz africana no município de Ituiutaba – MG

Autoras: Olymata Ndiaye, Letícia da Costa Calixto, Nadila Ferreira dos Santos

 

 

 

GT 6 – DIREITO, IDENTIDADE, NEGRITUDE E GENERO

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/v-cer-gt-vi-direito-identidade-negritude-genero

1 - JUVENTUDE NEGRA E EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E COMBATE Á VIOLÊNCIA

Autora: Adelaide da Silva Carvalho

 

2 - A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS NEGRAS Autoras - Verônica de Fátima Rodrigues dos Santos, Anaiara Lourenço da Silva, Priscilla Patrício de Holanda, Altina Abadia da Silva

 

3 - Movimento negro e Serviço Social: a emergente necessidade da atuação antirracista do Serviço Social

Autora: Lays Oliveira da Costa Venâncio

 

4 - Gênero, raça e classe: pensando a infância a partir da interseccionalidade

Autora: Renata Ruth Bastos Oliveira

 

5 - CAMPAINHAS, LETREIROS E LUZ DE POLÍCIA: SOBRE SER NEGRO, GAY E FILHO DE FAMÍLIA INTER-RACIAL

Autora: Carolyne Laurie Benícia dos Santos

 

 

APRESENTAÇÃO 19 DE NOVEMBRO AS 09:00

 

GT 1 – CURRÍCULO E EDUCAÇÃO PARA AS REAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

5 - Educação para as Relações Étnico-Raciais no ensino de Geografia: contribuições dos Movimento Negro e Indígena para o Currículo Referência de Minas Gerais

Autor: Paulo Henrique Barbosa Silva

 

6 - A PRESENÇA DA TEMÁTICA ÉTNICORRACIAL  NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Estudo em uma escola municipal de Ituiutaba - MG

Autoras: Nadila Ferreira dos Santos, Tatiane Pereira de Souza

 

7 - A PROPOSTA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA PRESENTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Autoras: Maria Ana Paula de Souza Azevedo, Rafaela da Silva Rocha, Luci Aparecida Souza Borges de Faria

 

8 – FORMAÇÃO TERRITORIAL E IDENTIDADE BRASILEIRA:POR UMA GEOGRAFIA DOS ASPECTOS DE CLASSE E DE RAÇA NO CURRÍCULO EDUCACIONAL ATUAL

Autores: Isabôhr Mizza Veloso dos Santos. Isabella Ayezza Veloso dos Santos

 

 

GT 3 – Lei 106239/03 E 11645/08 EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

4 -EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO BRASIL, PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE   HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, A PARTIR DO LIVRO MITO,  LITERATURA E O MUNDO AFRICANO DE WOLE SOYINKA

Autora: María Emilia Landaeta Silva 

 

5  - DIÁLOGOS ENTRE A LEI 10.639 E A PROPOSTA INTEGRAL DE EDUCAÇÃO

Autora: Lindéa Ramos

 

6- Desafios das relações étnico-raciais: abordagens e práticas pedagógicas.

Autora: Viviane Lima da Conceição

 

7 - PROJETO BAOBÁ: Formação Docente e relações étnico-raciais no espaço escolar

Autores: Renata Costa Silva Oliveira, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Cristiane Silva Oliveira

 

 

 

GT 4 – ARTE, HISTÓRIA E DIVERSIDADE

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

5 - DISPOSITIVOS E GATILHOS PARA MANTER O RACISMO NO BRASIL: uma reflexão sobre a “arte pela arte” [1]

Autora: Jeane Medeiros Silva

 

6- O USO DO RAP COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR NO INTERIOR DO BRASIL

Autoras: Luana Maciel do Nascimento e Tatiane Pereira de Souza

 

7 - SLAM ZUMBI DOS PALMARES E A REEXISTÊNCIA: elementos de análise sobre a poesia marginal.

Autores: Luciane R. Dias Gonçalves, Geovana Ketleeen Silva Santos, Wilker Fidelis S. F. Oliveira

 

8 - A arte visual afro brasileira: Da margem ao leito

Uma abordagem sobre a pintura afro brasileira.

Autor: Eduardo Ramos

 

9 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A DIVERSIDADE

Autoras: Maria Eduarda Dias Alves, Lucas Batista Mendes Borges, Jerônima Maria dos Santos Silva, Tatiane Pereira de Souza

 

 

 

 

GT 6 – DIREITO, IDENTIDADE, NEGRITUDE E GENERO

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/neabi-pontal .

6 - A IMPORTANCIA DO EMPODERAMENTO NEGRO NA MÍDIA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autora: Joyce rodrigues de Souza

 

7 - UM BREVE ESTUDO SOBRE MULTICULTURALISMO

Autoras: Nadila Ferreira dos Santos, Polly Ana Rodrigues Ferreira, Tatiane Pereira de Souza, Tauane Resende Luzia de Oliveira

 

8 - A LITERATURA AFRO-FEMININA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL ENTRE JOVENS NEGRAS

Autores: Priscilla Patrício de Holanda, Maria Zenaide Alves

 

9 - MÃES PRETAS DA CONGADA: caminho metodológico de uma pesquisa científica.

Autoras: Larissa De Matos Pedro, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

 

10 - MEMÓRIAS DA PLANTAÇÃO: relato de uma experiência de racismo cotidiano na prática educativa de uma professora negra

Autora: Márcia Moreira Custódio