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NORMAS DE RESUMO E RESUMO EXPANDIDO
Resumo Expandido
O resumo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico-prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O Resumo Expandido deverá ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo as referências.
O Resumo deverá ter no máximo 1 (uma) página, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm.
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
NORMAS DE ARTIGO COMPLETO
Artigo completo
O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico-prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências;
NORMAS DE CAPÍTULO DE LIVRO
Artigo completo
O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores.
Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares
Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares
Eixo 4 – Ações culturais afro-brasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+
Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico-prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) páginas, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: parágrafo único de 100 a 400 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências;
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais.
Coordenadoras: Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela; Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves; Professora Dra. Karina Klinke; Professora Luana Regina & Professora Marcella Freitas.
Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordam os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior e espaços não escolares, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET). Duas proposições estão aqui vinculadas: reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo do currículo, enquanto artefato histórico e cultural, e suas implicações na aplicabilidade e legitimação da legislação que baliza o campo da educação para as relações étnico-raciais, e a busca por indagações epistemológicas por meio de trabalhos que contextualizam a contemporaneidade dos estudos na área curricular relacionados às temáticas que abordam legislação, multiculturalismo, identidade, prática educativa e cultura organizacional, dentre outras.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO I
GT II - Ciências e relações étnico-raciais.
Coordenadora: Professora Dra. Cristiane Maria Ribeiro; Professora Ivana & Professor Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira
A proposta desse eixo é reunir, estudiosos de qualquer área das ciências que utilizam o conhecimento como base para a discussão e problematização de questões relacionadas ao campo da Etnociência, em espaços escolares e espaços não escolares. Assim sendo, poderão participar deste eixo pesquisadores/as que analisem as contribuições da história e cultura afro-brasileira e africana e sua relação com o contexto educacional e social, bem como pesquisadores/as negros/as que desenvolvem seus trabalhos com temas diversos que interseccionam com as questões raciais.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares.
Coordenadores: Professora Ms. Miravânia Xavier Cavalcanti; Professora Patricia Paes Leme & Professor Ms. Carlos Antônio dos Santos
O eixo abriga pesquisas sobre a legislação que baliza a história e cultura afro-brasileira e africana e a educação indígena. Os trabalhos vinculados a esse eixo acolhem pesquisas com resultados parciais e finais sobre práticas educativas em espaços escolares e não escolares relacionadas ao livro didático, à identidade étnico-racial, à educação indígena, à educação quilombola e às políticas afirmativas. Propõem-se reunir trabalhos que problematizem a legislação referente às Leis 10.639/03 e 11.645/08, com o intuito do debate sobre a legitimação e aplicabilidade desse aparato jurídico-normativo nos espaços educacionais e comunitários.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II
GT IV - Arte, História e Diversidade.
Coordenadora: Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos; Professor Dr. Carlos Eduardo Moreira Araújo; Professora Zoraine & Professora Suzana.
Este eixo congrega pesquisas (em andamento ou concluídas) e relatos de experiência sobre a temática tange à arte afro-brasileira e africana (arte visual, dança, música e teatro), à literatura afro-brasileira e africana, à imagem do negro na indústria cinematográfica, às práticas pedagógicas e às práticas culturais dentro e fora do espaço educacional relacionadas à cultura africana e afro-brasileira. O eixo também reúne trabalhos que abordem os aspectos historiográficos da educação para as relações étnico-raciais, agrupando estudos sobre a historiografia africana, a diversidade cultural e a história dos afrodescendentes no Brasil, estendendo-se à temas como memória, identidade e patrimônio – nas suas mais variadas formas.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO IV
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana.
Coordenador: Professor Dr. Anderson Pereira Portuguez; Professora Dra. Mical de Melo Marcelino e Professora Tauane.
Este eixo objetiva contribuir sobre os estudos da temática religiosidade e cultura afro-brasileira e africana, sua historicidade e relação com o espaço educativo e espaço não escolar. Estão contemplados os relatos, pesquisas em andamento ou concluídas sobre ritos religiosos africanos, religiosidade afro-brasileira e sincretismo religioso no Brasil. Com vistas ao fortalecimento do campo da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais e do subtema religiosidade, busca-se colaborar com o diálogo e a problematização da temática por meio de estudos que visem à desmistificação da religiosidade de matriz africana e afro-brasileira, contribuindo para desconstruir estereótipos e preconceitos, enfatizando a diversidade na constituição da identidade do povo brasileiro.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO V
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero.
Coordenadoras: Professora Dra. Adriana Andrade Ruas; Professora Dra. Tatiane Pereira Souza; Professora Dra. Claudiane.
Este eixo discute relatos, pesquisas em andamento ou concluídas relacionadas à ancestralidade, identidade cultural, racismo, direito à diversidade étnico-racial, política educacional étnico-racial, multiculturalismo e diáspora africana. Discutirá as contribuições do campo jurídico-normativo à constituição da identidade nacional e processo de mestiçagem no Brasil, diáspora africana como fenômeno histórico-social, e relação de gênero na atualidade, em interlocução com os estudos na área da educação para as relações étnico-raciais.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO VI
Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores
Este eixo visibilizará pesquisas desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas de cunho cultural afro-brasileiro, de modo a fortalecer o campo da afrocentricidade na formação inicial e continuada. Nosso propósito é reunir relatos de ações e pesquisas originais que utilizem a cultura como processo de aprendizagem de ações antirracistas na formação docente.
Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares
Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordem os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET), busca-se a promoção das ações desenvolvidas no espaço escolar que sejam de cunho acadêmico e cultural por uma educação antirracista.
Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares
Este eixo busca a valorização da cultura afro-brasileira e seus processos de ensino e aprendizagem que demonstrem potencialidade nesse debate e que comprovem as possibilidades de construção de práticas antirracistas, valorizaremos o saber popular e suas metodologias, contemplando os agentes culturais enquanto fomentadores, colaboradores, incentivadores, articuladores e promotores da cultural regional e local.
Eixo 4 – Ações culturais afro-brasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+
Este eixo tem como objetivo colocar em evidência pesquisas desenvolvidas por pessoas da comunidade LGBTQIAP+, que interseccionam questões de relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, especialmente no campo da educação. Buscamos a valorização das ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por/com a comunidade LGBTQIA+.