TRIEJA.png

V FÓRUM TRIEJA

ABERTURA DO CURSO V FÓRUM TRIEJA

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Triângulo (TRIEJA), tem uma história, desde o inicio dos anos 2000, sob a Coordenação da Profa Dra Sônia Maria dos Santos da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na realização de um conjunto de atividades (Encontros, Seminários, Reuniões, etc), resultados de estudos e pesquisas, dentro e fora dos espaços escolares e não escolares, em parcerias com várias pessoas e seus respectivos grupos de estudos e pesquisas na área de Educação de Jovens e Adultos. A partir de 2018, vem tomando outro formato de Fóruns a partir do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Ituiutaba – MG. Desta forma, em 2022, realizaremos o V FÓRUM TRIEJA.
O Projeto Fórum TRIEJA - Desafios da Virtualidade visa congregar algumas atividades. A primeira atividade a ser desenvolvida será a disciplina EJA (GPD067) do curso de Pedagogia da ICHPO/UFU e Pedagogia da FACED. As/os graduandas/os realizarão atividades de aproximação com a EJA, por meio de leituras, relatórios, vídeos e séries. Os temas tratados neste diálogo entre formação e o cotidiano da EJA provocará a realização de três Fóruns de discussão para discussão dos direitos dos alunos de EJA. Nesta etapa do projeto as discussões serão alargadas para a região do
triângulo mineiro.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos ; Cidadania ; Formação docente

Período de Realização                           Início 14/03/2022                Término 16/03/2022

Carga Horária Total 76 horas

CRONOGRAMA

SUBMISSÃO DE

TRABALHOS

De 13/02 a 08/03

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

Dia 10/03

INSCRIÇÃO DE MONITORES

De 13/02 a 25/02

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Dias 15/03 ás 09:00 e 19:00

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
ENVIE SEU ARTIGO E VÍDEO

 

TRABALHO COMPLETO & RESUMO

NORMAS DE SUBMISSÃO
 

O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Formação inicial e continuada de professores na EJA

GT II - EJA como sujeitos e direitos: acesso, permanência, aprendizagem socialmente referenciada

GT III - Práticas Pedagógicas na educação de jovens, adultos e idosos: alfabetização, currículos e metodologias nas diferentes áreas do conhecimento

GT IV - Políticas públicas para a EJA: arte, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

GT V - Educação de Jovens e Adultos: inclusão, diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico -prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 08 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo as referências. O resumo deverá ter de 02 (duas) a 04 (quatro) páginas, incluindo referências).

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Resumo: parágrafo único de 100 a 300 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,5 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

VÍDEOS

NORMAS DE SUBMISSÃO
 

O objetivo do Festival de Curta TRIEJA é promover e suscitar reflexões sobre o formato curta-metragem, buscando aprimorar o intercâmbio entre às graduandas da Pedagogia e a comunidade em geral a oportunidade de debate teórico e prático, de forma interdisciplinar, sobre o cotidiano da EJA em seus mais diversos aspectos. A programação exibirá uma seleção de filmes realizados entre 2020 e 2022.

GT I - Formação inicial e continuada de professores na EJA

GT II - EJA como sujeitos e direitos: acesso, permanência, aprendizagem socialmente referenciada

GT III - Práticas Pedagógicas na educação de jovens, adultos e idosos: alfabetização, currículos e metodologias nas diferentes áreas do conhecimento

GT IV - Políticas públicas para a EJA: arte, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

GT V - Educação de Jovens e Adultos: inclusão, diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais

Tutorial Google Meet

https://www.youtube.com/watch?v=aQcwuELtuGY

Tutorial Zoom

https://www.youtube.com/watch?v=a-NEeLfTLBU

Tutorial para gravar no power point (sem câmera)

https://www.youtube.com/watch?v=oqDlDhnGx84

Tutorial para colocar vídeos no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=QkQjHVxs7Wg

O equipamento utilizado para a gravação do vídeo deve ser de escolha dos/as estudantes, podendo ser a câmera de um computador, uma filmadora, um celular, um tablet, entre outros;

 

O vídeo deverá, logo no início, apresentar: título, estudantes autores, instituição e ano;

 

A inscrição do trabalho será com envio de um resumo. O roteiro do vídeo deverá expressar a contextualização do trabalho, de acordo com a redação apresentada no resumo escrito;

 

GRUPOS DE TRABALHO
FÓRUM TRIEJA


 

GT 1 - Formação inicial e continuada de professores na EJA

​Coordenação:Professora Dra. Sonia Maria dos Santos & Professora Dra. Mical de Melo Marcelino (ICHPO/UFU)

Este grupo de trabalho tem como objetivo discutir trabalhos que abordem os avanços já conquistados quanto às concepções de formação inicial e contínua ou permanente para a EJA, da materialização de práticas de formação nos cursos de licenciatura e nas diferentes formas e maneiras de fazer e pensar a formação em serviço que ocorrem no território mineiro. O GT busca discutir os projetos de formação inicial e contínua, bem como, concepções interdisciplinares, coletivas, dialógicas, contemplando a diversidade, a cultura, a transformação do sujeito e suas relações sociais e efetivação do direito à educação.

 

 

GT2. EJA como sujeitos e direitos: acesso, permanência, aprendizagem socialmente referenciada

​Coordenação: Professora. Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (ICHPO/PONTAL)  & Professor. Ms. Euclides Afonso Cabral (PPGED/UFU)

 
O presente Grupo de Trabalho pretende estudar, dialogar e aprofundar as reflexões sobre o acesso e a permanência do educando na Educação de Jovens e Adultos, centrando olhares para os jovens, adultos e idosos, em seu processo de escolarização nesta modalidade de ensino, às razões que dificultam a permanência dos educandos nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, as possibilidades e desafios de mães, mulheres e jovens trabalhadores para frequentar a escola noite após noite, ano após ano, o impacto dessa frequência na vida de cada um, a volta à escola na vida adulta e na velhice, bem como, os  impactos de conciliar diferentes responsabilidades e desafios. Além disso, apontar elementos para discussão e reflexão acerca deste tema, “EJA e o Mundo do Trabalho”, que apontam para escolarização, profissionalização, precarização do trabalho dos profissionais da EJA, e como o mercado/mundo do trabalho olham ou percebem o trabalhador que busca escolarização ou que não a tenha.

GT 3. Práticas Pedagógicas na educação de jovens, adultos e idosos: alfabetização, currículos e metodologias nas diferentes áreas do conhecimento

Coordenação: Professora Dra. Fernanda Duarte Araújo Silva,  & Professora Dra. Juliana Andrade Rocha

 

Promover um espaço de socialização de pesquisas em andamento/concluídas e trocas de experiências sobre a alfabetização e as diversas áreas do conhecimento com história, matemática, geografia, língua portuguesa, artes, entre outras. Proporcionar o intercâmbio com grupos de pesquisas e professores da Educação Básica para fortalecimento da interdisciplinaridade.

 

GT4. Políticas públicas para a EJA: arte, cultura, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Coordenação: Professor Dr. João Carlos de Oliveira (Estes/Trieja) & Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos (ICHPO/UFU)

 

O presente Grupo de Trabalho pensa sobre os Estudos históricos, políticos e sociais da Educação de Jovens e Adultos e Idosos no Brasil. Em uma discussão crítica das políticas públicas contemporâneas, com olhares sobre o currículo, sobre normativas norteadoras(CBCs, PPPs, Regimento, PCN, CNBC, PNLD, etc.), planejamentos e legislação, dialogando com a ideia dos sujeitos e campos multiculturais no espaço da cidade e rural, centrando debates em suas: culturas, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

 

GT 5. Educação de Jovens e Adultos: inclusão, diversidade, direitos humanos e relações étnico-raciais

​Coordenação: Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (ICHPO/UFU) & Professora Dra. Tatiane Pereira de Souza

 

O tema central deste texto é a interface entre a Educação de Jovens e Adultos/as e a inclusão de pessoas com deficiência, negras e LGBTQIAP+, e a forma como a articulação entre esses campos vem sendo construída no contexto da educação brasileira. Consideradas modalidades de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, Lei nº 10639/03 cuja estruturação no interior de nossos sistemas educacionais ainda e/stá em processo, constituem-se, em nosso entendimento, de áreas de conhecimento que demandam aprofundamento de estudos por parte de pesquisadores/as, assim como de diálogo profícuo. A Educação Especial na EJA - Educação de Jovens e Adultos/as tem como desafio a inclusão no processo de escolarização, atendendo os pressupostos legais de uma educação efetiva, que garanta o direito ao acesso e à permanência com igualdade e equidade para todos/as.

PROGRAMAÇÃO
LINKS PARA AS SALAS E AUDITÓRIOS VIRTUAIS

 
69225379_1748729571923668_5734572421596315648_n_edited.jpg

DIA

SOLENIDADE DE ABERTURA

Palestra - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

14

às 19:00

mhvcjf.jpg
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DO MATERIAL
WhatsApp Image 2022-01-13 at 18.36_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-01-26 at 11.08.50.jpeg

Coordenação Geral

Larissa de Mattos Pedro

(NEABi/FACES/UFU)

DIA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


Clique ABAIXO para escolher o Grupo de Trabalho.

Em caso de dúvidas clique no link e fale com um coordenador de equipe técnica que estará te aguardando no no grupo <https://chat.whatsapp.com/KETLDmEOOrDDYNzgr75sJy>

15

às 09:10

WhatsApp Image 2022-01-13 at 18.36_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-01-26 at 11.08.50.jpeg

Coordenação Geral

Larissa de Mattos Pedro

(NEABi/FACES/UFU)

DIA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


Clique ABAIXO para escolher o Grupo de Trabalho.

Em caso de dúvidas clique no link e fale com um coordenador de equipe técnica que estará te aguardando no no grupo <https://chat.whatsapp.com/KETLDmEOOrDDYNzgr75sJy>

15

às 20:20

CONHEÇA A COORDENAÇÃO E COMISSÃO ORGANIZADORA
V FÓRUM TRIEJA

135645371_1809124972596759_1692674845915001347_ndss.jpg

Coordenadora Geral

NEABi/ICHPO/UFU

Profª Dra. Luciane R. Dias Gonçalves

kkttt.jpg

Coordenadora Geral

ESTES/UFU

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira

WhatsApp Image 2022-01-13 at 18.36_edited.jpg

Coordenadora Geral

ASSOC. BAOBÁ

Prof. Marcelo Vitor R. Nogueira

fffg.jpg

Coordenadora Geral

FACED/UFU

Prof. Dra. Fernanda Duarte A. Silva

WhatsApp Image 2022-01-26 at 11.08.50.jpeg

Comissão Organizadora

NEABi PONTAL

Larissa de Mattos Pedro

índiceghhg_edited.png

Comissão Organizadora

ASSOC. BAOBÁ

Fabiano Nogueira do Nascimento

ORGANIZAÇÃO GERAL E APOIO
V FÓRUM TRIEJA

índiceF.jpg

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU)

logo_faced_1.jpg

Faculdade de Educação

(FACED/UFU)