REALIZAÇÃO:
SOBRE O EVENTO
A pandemia do Covid-19, que no início poderia parecer uma doença passageira, chegou e assolou o nosso ano de 2020. Muitos planos foram feitos e expectativas criadas. Pouco do que havia sido elaborado pode ser concretizado no formato proposto inicialmente. Foi preciso que toda a humanidade se reinventasse na busca de alternativas para que minimamente as nossas propostas de trabalho fossem preservadas. Levamos meses para irmos nos adaptando.
No começo o isolamento e afastamento social impactaram no nosso pscicológico. Ficamos inertes e com medo. Contudo, aos poucos fomos encontrando novas possibilidades, mas ainda não esperávamos que demoraria tanto para que as soluções das ciências pudessem conter a pandemia. Por conta de tudo isso a versão do congresso 2020 assumiu um novo formato: será remota. Muitos de nós relutaram contra o ensino remoto precavendo de algumas correntes políticas que já haviam apresentado essa proposta como algo que pudesse substituir a educação presencial e propunha uma precarização do ensino. Houve receio de que pudéssemos acentuar as diferenças e desigualdades sociais, como entendemos que está ocorrendo.
Vários foram os transtornos encontrados nesse caminho, mas não houve forma de furtarmos ao ensino remoto. Ainda estamos aprendendo e nos adaptando a esse “novo real”. Contudo, não acreditamos que a escola presencial possa ser substituída. Entendemos que o ensino remoto poderá ser uma ferramenta para alargamento de tempos e espaços escolares. Assim, na perspectiva desse “novo normal” que empenhamos em continuar o processo de luta por uma educação de qualidade social e etnicamente referenciada, equânime e antirracista.
Portanto, este será um encontro singular, mas não deixando de lado a premissa de ser um campo aberto para o diálogo e corroborar para a construção dessa “nova” sociedade pós-pandêmica. A proposta de realização do Congresso étnico-racial assenta-se sobre a perspectiva de encerramento das diversas atividades anuais de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo Neabi Pontal, Nepere, Associação BAOBÁ e ONG VÂNIA LAFIT, para consecução das leis federais, Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08. Trata-se então da oportunidade de um evento científico que possibilita registro de atividades acadêmico-científicas antirracistas nas diversas esferas da sociedade . Neste ano contando com a versão internacional com todos os webinários com palestrantes internacionais.
PROGRAMAÇÃO
DIA 16 de nov.
09:00 às 11:00
PALESTRA DE ABERTURA
Virtual - Live Internacional de Abertura - Aproximações com África: panorama educacional de Moçambique
Palestrante - Profº Drº Antonio Cipriano – Universidade Eduardo Mondlane
Mediadora - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (ICHPO/UFU)
LINK PARA ENTRAR NA LIVE: https://www.youtube.com/watch?v=BLQIEOf1rPw
14:00 às 17:00
OFICINA
Presencial - Representação da população negra em ilustrações de livros didáticos
Palestrantes - Projeto Afrocientista e Projeto Africanidades
Mediadora - Profº Dr. Carlos Eduardo Petronilho Boiago
Local: Escola Estadual Governador Israel Pinheiro - Av. Geraldo Alves Taváres, 1338 - Universitário, Ituiutaba - MG, 38302-134
18:30 às 19:00
Presencial - Reunião Avaliativa Projeto Afrocientista
Palestrantes - Projeto Afrocientista
Mediadora - Profª Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Local: NEABi Pontal UFU.
19:00 às 21:00
SOLENIDADE DE ABERTURAPresencial - (Concerto Didático) - As primeiras impressões de Angola e as Poesias de Agostinho Neto Palestrante - Profº Dr. Saulo Sandro Alves DiasParticipação Especial - João Antônio Neto Mediadora - Maria Aparecida Augusto Satto Vilela Local: Auditório I
DIA 17 de nov.
08:00 às 11:00
Presencial e Virtual
Apresentação de Trabalho
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
14:00 às 17:00
OFICINAPresencial - Acesso e permanência no Ensino Superior
Palestrante - Projeto Afrocientista e Projeto Cotas Não é Esmola
Mediadora - Professora Zoraine
Local: Escola Estadual Antônio Souza Martins - R. Dezoito, 2444 - St. Sul, Ituiutaba - MG, 38300-072.
18:30 às 19:00
MESA REDONDAPresencial - Relato de experiência - SOU AFROCIENTISTA!
Palestrante - Projeto Afrocientista, Projeto Trilhas do Samba, Projeto Africanidades e Projeto Njinga.
Mediador - Profª Patricia Paes Lema e Herlan de Oliveira Matildes
Local: IFTM - Rua Belarmino Vilela, Av. Belarmino Vilela Junqueira, S/N - Novo Tempo II, Ituiutaba - MG, 38305-200.
18:00 às 21:00
MESA REDONDA E LANÇAMENTO DE LIVROSPresencial - Intervenção Cultural - Projeto Trilhas do SambaLançamento de Livros -Presencial - Associação BAOBÁ e a interlocução com projetos Afrorraciais junto a UFU Campus Pontal
Palestrante - Maria Abadia de Oliveira, Luiza Araújo, Jefferson Rafael de Oliveira Souza, Jackeline Aparecida Silva Alves, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. Mediador - Profº Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira
Local: UFU CAMPUS PONTAL "AUDITÓRIO I"
DIA 18 de nov.
08:00 às 11:00
Apresentação de Trabalho
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
Virtual
Apresentação de Trabalho
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
PALESTRA DE ENCERRAMENTOVirtual - Palestra A BNCC e a Lei nº 10639/03: componentes curriculares e educação antirracista
Palestrante - Profª Dra. Marilane de Souza Bhering
Mediador - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://www.youtube.com/watch?v=aTiT1vtvZM8
DIA 19 de nov.
19:00 às 21:00
PEÇA TEATRALPresencial - Festival Cena Negra Independente - Peça Ambrósio "Reinado Negro nas Entranhas das Gerais"Coletivo Quilombo Teatro - Uberlândia MG Direção: Alessandro Terras Altas
Mediadora - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Local: UFU CAMPUS PONTAL - SAGUÃO DO BLOCO A
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
NORMAS DE RESUMO
Resumo Expandido
O resumo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O artigo deverá ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
NORMAS DE ARTIGO COMPLETO
Artigo completo
O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais
GT II - Ciências e relações étnico-raciais
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares
GT IV - Arte, História e Diversidade
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero
Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências;
NORMAS DE CAPÍTULO DE LIVRO
Artigo completo
O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar.
Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores
Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares
Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares
Eixo 4 – Ações culturais afrobrasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+
Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.
PÁGINA
Utilizar modelo timbrado do evento.
O artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) páginas, incluindo as referências.
MARGEM
Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
ESTRUTURA DO ARTIGO
Fonte: Times New Roman,
Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;
Resumo: parágrafo único de 100 a 400 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências;
GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais.
Coordenadoras: Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela & Professora Ms. Rafaela Rodrigues Nogueira
Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordam os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior e espaços não escolares, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET). Duas proposições estão aqui vinculadas: reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo do currículo, enquanto artefato histórico e cultural, e suas implicações na aplicabilidade e legitimação da legislação que baliza o campo da educação para as relações étnico-raciais, e a busca por indagações epistemológicas por meio de trabalhos que contextualizam a contemporaneidade dos estudos na área curricular relacionados às temáticas que abordam legislação, multiculturalismo, identidade, prática educativa e cultura organizacional, dentre outras.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO I
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ANTIRRACISTAS PARA ENSINAR GEOGRAFIA: Atividades e discussões sobre o livro “Pedras, Pedrinhas e Pedregulhos
Samoel Guedes Rodrigues Filho, Adriany de Ávila Melo Sampaio
A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: experiências com o PIBIC-EM-CNPQ/UFU
Adriany A. M. Sampaio, Antônio C.F. Sampaio, Rosana A. M. Silveira
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Andreza Mara da Fonseca
A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS COMO PRÁTICA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Diogo Santana Fonseca, Ana Lúcia Silva Souza
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFG: reflexões sobre a institucionalização da inclusão e a formação de professores
Kellen Cristina Prado da Silva
COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) ARTICULA O TRABALHO CONTRA O RACISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Cláudio Alves de Araújo
EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/AS DO SOME EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO
Kátia Simone Araújo Costa, Amilton Gonçalves Sá Barretto
INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA LUTA ANTIRRACISTA
Eliane Alves Silva, Lilia Andrade, Aline Fabrícia
OS EFEITOS DO CURSO TRANSNEGREÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) NEGRAS(OS)
Lucian Erlan Silva Domingues
PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – SANKOFA DESCONSTRUINDO O RACISMO E RESSIGNIFICANDO A CIDADE DO PAULISTA/PE
Nathalia Valeska Bringel de Melo
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS PONTAL
Andressa Cristina de Oliveira Ferreira, Maria Júlia de Paiva, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
ROMPENDO BARREIRAS RACIAIS ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ellen Silva dos Santos, Érica Dias Salge Borges da Silva
VIDAS NEGRAS IMPORTAM? DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO PAULISTA POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Priscila Lourenço Soares Santos
GT II - Ciências e relações étnico-raciais.
Coordenadora: Professora Dra. Cristiane Maria Ribeiro & Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
A proposta desse eixo é reunir, estudiosos de qualquer área das ciências que utilizam o conhecimento como base para a discussão e problematização de questões relacionadas ao campo da Etnociência, em espaços escolares e espaços não escolares. Assim sendo, poderão participar deste eixo pesquisadores/as que analisem as contribuições da história e cultura afro-brasileira e africana e sua relação com o contexto educacional e social, bem como pesquisadores/as negros/as que desenvolvem seus trabalhos com temas diversos que interseccionam com as questões raciais.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II
A RESPONSABILIDADE DA CIÊNCIA: O uso do Photovoice para investigação científica junto às relações étnico-raciais
Flávia dos Santos Coelho , Alex Rainon Leal Ribeiro, Elton Caio Silva Costa, Isabelly Regianne Brasil Braga da Costa, Marlete Andrize de Oliveira
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (IFE): DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES
Rosália Felipe da Silva
GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares.
Coordenadores: Professora Dra. Mical de Melo Marcelino & Professor Carlos Antônio dos Santos
O eixo abriga pesquisas sobre a legislação que baliza a história e cultura afro-brasileira e africana e a educação indígena. Os trabalhos vinculados a esse eixo acolhem pesquisas com resultados parciais e finais sobre práticas educativas em espaços escolares e não escolares relacionadas ao livro didático, à identidade étnico-racial, à educação indígena, à educação quilombola e às políticas afirmativas. Propõem-se reunir trabalhos que problematizem a legislação referente às Leis 10.639/03 e 11.645/08, com o intuito do debate sobre a legitimação e aplicabilidade desse aparato jurídico-normativo nos espaços educacionais e comunitários.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E AS FORMAÇÕES AFRORREFERENCIADAS: EMPRETECENDO O CURRÍCULO
Luciana Jesus de Souza
A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL GARATIDA EM DISPOSITIVOS LEGAIS
Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio
A FRAGILIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUIOMBOLA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS
Gildásia Pereira da Costa Borges; Roberto de Sousa Santos
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Andreza Mara da Fonseca
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ANTIRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise do livro, minha mãe é negra sim.
Gabriela Cândido Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio
AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio
AUTORIA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A CONSTRUÇÃO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS AFROCÊNTRICAS
Taísa de Sousa Ferreira
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NA ESCOLA MUNICIPAL: um trabalho de todos!
Debora Cristina da Silva Cruz Conceição
CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: caminhos possíveis
Bruna Agliardi Verastegui
DIÁRIO DE AFETOS:UMA PROPOSTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM DA DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA
Renilza Machado Ramos
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS À LUZ DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
Danyelle Ribeiro Vasconcelos
ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA LEI 10639/2003: primeiras discussões
Ana Flávia Borges de Oliveira, Adriany de Ávila Melo Sampaio
ESPECIFICIDADES DA ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA
Leonardo Araujo Borges, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
HISTÓRIA DA ÁFRICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: propostas para o Curso de Geografia
Regina de Souza Teixeira
INFLUÊNCIAS LINGUÍSTICAS INDÍGENAS E AFRICANAS SOBRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB): A ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Thaís Martins Padovane, Mical de Melo Marcelino
LETRAMENTO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Neli Gonçalves de Souza
Mestre Griô: Resgatando a história oral para uma educação
antirracista
Deise Vieira Alves
O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO NO MARANHÃO
Marcos José Soares de Sousa
OS BEBEÊS NEGROS E A LITERATURA DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ÂMBITO DA CRECHE
Cleidiane Colins Gomes
PROJETO DIÁLOGO ÉTNICO RACIAL NO COLÉGIO ESTADUAL DE SALOBRINHO – ILHÉUS- BAHIA
Ana Luiza Borges da Silva, Lúcia Márcia Silva Santos Soledade
REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM SALA DE AULA: CÍRCULO DE LEITURA A PARTIR DA OBRA OS TAMBORES DE SÃO LUÍS, DE JOSUÉ MONTELLO
Isabel Maria Lopes, Mary Nascimento da Silva Leitão
SABERES E PRATICAS POPULA COMO INTRUMENTO DE DENTIDADE NAS AÇÕES AFIRMATIVAS
Ana Cleide Costa Bernardo
GT IV - Arte, História e Diversidade.
Coordenadora: Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos
Este eixo congrega pesquisas (em andamento ou concluídas) e relatos de experiência sobre a temática tange à arte afro-brasileira e africana (arte visual, dança, música e teatro), à literatura afro-brasileira e africana, à imagem do negro na indústria cinematográfica, às práticas pedagógicas e às práticas culturais dentro e fora do espaço educacional relacionadas à cultura africana e afro-brasileira . O eixo também reúne trabalhos que abordem os aspectos historiográficos da educação para as relações étnico-raciais, agrupando estudos sobre a historiografia africana, a diversidade cultural e a história dos afrodescendentes no Brasil, estendendo-se à temas como memória, identidade e patrimônio – nas suas mais variadas formas.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO IV
A ESCOLA DE SAMBA DA MATINHA- ESPAÇO DE NEGRITUDE E ENCONTROS NO BAIRRO DE FATIMA: ENSINO- APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS EM ESPAÇÕ NÃO FORMAL
Fernanda de Abreu Lucena Viana; Coordenadora Ana Cleide Vieira Guinbal; Neder Roberto Charone
A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS E AS QUESTÕES HISTÓRICAS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Francisco André Silva Martins, Caetano Bonfim Ferreira
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
Terezinha das Graças Morais Sousa
A LITERATURA AFROFUTURISTA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI I 10.639/03
Felipe Pereira da Silva, Cleiton da Silva Duarte Lira Nascimento
ABAYOMI – NÓS DA NOSSA HISTÓRIA: ESCREVIVÊNCIA ARTISTICOPRETAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR
Edney Advincula
ANTIRRACISMO QUILOMBOLA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL CAMPESTRE
Isabel Maria Lopes
CAPOEIRANDO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DA PRAIA DE SIBAÚMA
Juliana de Oliveira Silva Roque, Laelson Marques Caetano
CLUBE NEGRO
Flávia Inez Resende Pinto
CONGADA FÉ E ALEGRIA
Maria Das Dores Salomão Dos Santos
CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE MADU COSTA E EMICIDA PARA O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO DE CRIANÇAS PEQUENAS
Isabela Márcia Milagres Faria, Aline Emanuela Rodrigues de Jesus, Amanda Almeida Dias
CRIMINALIDADE E RESISTÊNCIA: CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES ENTRE LIVRES E ESCRAVOS NA REGIÃO DE UBERABA – MG (1850-1870)
Vinícius Passos Paulucci, Carlos Eduardo Moreira de Araújo
CULTURA AFRO-CAPIXABA: CULINÁRIA DO SAPÊ DO NORTE, ENQUANTO RESISTÊNCIA E EXISTÊNCIA NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE SÃO CRISTÓVÃO E SERRARIA
Josiléia dos Santos do Nascimento; Ana Cristina Peixoto
CULTURA AFRO-CAPIXABA: JONGO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA DO SAPÊ DO NORTE
Josiléia dos santos do Nascimento; Gilda dos Santos do Nascimento
CURSO VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENCIA EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETINOS RACIAIS
Maria das Dores Salomão dos Santos
ESPAÇO AFRO-CULTURAL “COISA DE NÊGO”: FOI UM CLUBE SOCIAL NEGRO?
Valdenia do Socorro Carvalho
LITERATURA DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM A RESPEITO DAS ILUSTRAÇÕES?
Gabriela Aparecida da Silva
MACULELE, E DANÇA DO BAOBA
Miriam Gonçalves de Assis
NARRATIVAS NEGRAS NOS LIVROS INFANTOJUVENIS: O ENCRUZILHAR AFRO-BRASILEIRO E AFRICANO NAS PÁGINAS DA LITERATURA
Margareth Maura dos Santos
NAS TRILHAS ALVEANAS: uma breve leitura sobre as prosas decoloniais de Miriam Alves
Andressa Santos Vieira
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A LITERATURA INFANTIL PROPORCIONANDO UMA EDUCAÇÃO COM BASE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Fabio de Freitas Ribeiro, Adriany Avila Melo Sampaio
O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DECOLONIAL
Lucian Erlan Silva Domingues
O SAMBA COMO RECURSO INCLUSÃO CULTURAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO
Rodrigo Cosme dos Santos
OLHEM OS MUROS: O GRAFITE E O MURALISMO NA AMÉRICA DO SUL
Marta Verônica Fernandes Amâncio
ONDE É QUE EU TÔ? EU TÔ EM SIBAÚMA: MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE EM NARRATIVAS ORAIS FEMININAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA PRAIA DE SIBAÚMA
Juliana de Oliveira Silva Roque
VESTÍGIOS DE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: RELAÇÕES DE TRABALHO NOS INVENTÁRIOS POST MORTEM DE UBERABA, SÉCULO XIX
Eduardo José Costa; Carlos Eduardo M. Araújo
GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana.
Coordenador: Professor Dr. Anderson Pereira Portuguez
Este eixo objetiva contribuir sobre os estudos da temática religiosidade e cultura afro-brasileira e africana, sua historicidade e relação com o espaço educativo e espaço não escolar. Estão contemplados os relatos, pesquisas em andamento ou concluídas sobre ritos religiosos africanos, religiosidade afro-brasileira e sincretismo religioso no Brasil. Com vistas ao fortalecimento do campo da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais e do subtema religiosidade, busca-se colaborar com o diálogo e a problematização da temática por meio de estudos que visem à desmistificação da religiosidade de matriz africana e afro-brasileira, contribuindo para desconstruir estereótipos e preconceitos, enfatizando a diversidade na constituição da identidade do povo brasileiro.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO V
PRINCESAS MITOLÓGICAS AFRICANAS E O TRABALHO EM SALA DE AULA COM ORIXÁS.
Sabrina Munck do Nascimento
O OJUOBA DE XANGÔ: Manuel Raymundo Querino, o espistemicídio dos intelectuais negros candomblecistas interessa a quem?
Fernanda Righetti dos Santos
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA CORPORIEDADE EXPRESSA NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.
Ana Carolina Mendes Rafael, Letícia Rodrigues Teixeira e Silva
GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero.
Coodenadoras: Professora Dra. Adriana Andrade Ruas & Professora Dra. Tatiane Pereira Souza
Este eixo discute relatos, pesquisas em andamento ou concluídas relacionadas à ancestralidade, identidade cultural, racismo, direito à diversidade étnico-racial, política educacional étnico-racial, multiculturalismo e diáspora africana. Busca discutir as contribuições do campo jurídico-normativo à constituição da identidade nacional e processo de mestiçagem no Brasil, diáspora africana como fenômeno histórico-social, e relação de gênero na atualidade em interlocução com os estudos na área da educação para as relações étnico-raciais.
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO VI
ADOLESCENTES PRETOS (AS) NA ESCOLA – RODAS AFETIVAS EFETIVAS NA PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA E AUTORRECONHECIMENTO
Letícia Stephan Tavares
AS DIFICULDADES QUE OS CONTOS DE FADAS IMPÕEM À CRIANÇA NEGRA EM CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E DO PROCESSO DE CONHECIMENTO
Júlia Graciela Nunes da Silva
COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: Historicidade e estratégias atuais de promoção da educação antirracista
Cláudio Alves de Araújo
COMO (IN)VISIBILIDADE DO ESTUDANTE NEGRO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ATRAVESSA SUA IDENTIDADE
Rosângela Cristina Gonçalves
DIÁLOGOS COM MENINAS NEGRAS: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA A AFIRMAÇÃO ÉTNICA NA SALA DE AULA
Janes Aparecida Xavier da Silva Neves
EDUCAÇÃO E FEMINISMO NEGRO
Raquel Virginia Lopes
EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: PROPOSTA DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Elton Amaral de Araújo
ETNIA E IDENTIDADE – O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL
Tallita Corrêa Dimas Scoralick
FRAUDES, HETEROIDENTIFICAÇÃO E JUDICIÁRIO: UM BACKLASH RACIAL?
Mara Beatriz Nunes Gomes, Marcus Vinicius Spolle
GÊNERO, RAÇA E CLASSE NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Izete Santos do Nascimento
IN-CONS-CIENCIA NEGRA EM SETE LAGOAS
Rute Alves de lima
MOVIMENTOS SOCIAIS DE RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO, RESGATES DA HISTORICIDADE DA CIDADE DE ALAGOINHAS, BAHIA
Andreia Carla Alves Da Silva
MULHERES NEGRAS COMO ESTRANHAS DENTRO DA CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS: Autodefinição, autoavaliação e intersecionalidade
Quele Cristina Pereira dos Santos
MULHERES NEGRAS COMO PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAMPUS PONTAL
Isabela Rodrigues Silva, Laura de Oliveira
NARRATIVAS NEGRAS E GRAFAGENS GEOGRÁFICAS: UMA AULA DE CAMPO NO CENTRO DO RIO
Vinícius de Luna Chagas Costa, Diomario da Silva Junior
NORMAS ANTIDISCRIMINATÓRIAS E AS REINVINDICAÇÕES DOS GRUPOS VULNERÁVEIS E MINORITÁRIOS
Ryan Victor Rosado de Oliveira
O CURSO PROFISSIONALIZANTE EM MODA E SERIGRAFIA DA CASA DE ZABELÊ: MATRIZ DE FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Lucas Catarino Pereira de Sousa
O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA NOS SEIS ANOS DO GEFAA
José Victor Alves da Silva
ONDE O PASSADO E O PRESENTE SE ENCONTRAM:RETRATOS DE QUE A ESCRAVIDÃO NÃO ACABOU.
Cinthya de Fátima do Amaral Cordovil Oliveira
PÉ VERMELHO, PELE PRETA: PERSONALIDADES LONDRINENSES (OU QUASE) E SUAS TRAJETÓRIAS EM TERRAS AVERMELHADAS
Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Marlei Budny dos Santos Souza
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ COMO POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃO ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS
Ingrid Mara Souza Oliveira, Daiana Cristina do Nascimento
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES CONGADEIRAS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E MACHISMO
Larissa de Matos Pedro, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
UMA PERSPECTIVA PÓS PANDÊMICA DAS IDENTIDADES E DIVERSIDADES PRESENTES NA SALA DE AULA NA ESCOLA E.E ODETE MARIA DE FREITAS – ZONA SUL/SP SOB A ÓTICA DO GÊNERO E DA RAÇA.
Amanda Ribeiro Silva, Felipe Pereira Rodrigues
Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores
Este eixo busca visibilizar pesquisas desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas de cunho cultural afro-brasileiro, de modo a fortalecer o campo da afrocentricidade na formação incial e continuada. Nosso propósito é reunir relatos de ações e pesquisas originais que utilizem a cultura como processo de aprendizagem de ações antirracistas na formação docente.
Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares
Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordem os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET), busca-se a promoção das ações desenvolvidas no espaço escolar que sejam de cunho acadêmico e cultural por euma educação antirracista.
Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares
Este eixo busca a valorização da cultura afro-brasileira e seus processos de esnino e aprendizagem que demonstrem potencialidade nesse debate e que comprovem as possibilidades de construção de práticas antirracistas, buscamos valorizar o saber popular e suas metodologias, contemplando os agentes culturais enquanto fomentadores, colaboradores, incentivadores, articuladores e promotores da cultural regional e local.
Eixo 4 – Ações culturais afrobrasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+
Este eixo tem como objetivo colocar em evidência pesquisas desenvolvidas por pessoas da comunidade LGBTAI+, que interseccionam questões de relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, especialmente no campo da educação. Buscamos a valorização das ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por/com a comunidade LGBTQIA+.
COORDENAÇÃO GERAL
Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas - NEABi PONTAL
Professor Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas - NEABi PONTAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (ICHPO/UFU)
Professora Dra. Mical de Melo Marcelino (ICHPO/UFU)
Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Dias (ICHPO/UFU)
Professora Dra. Cristiane Ribeiro (IF – Urutaí)
Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos (ICHPO/UFU)
Professor Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (ICHPO/LAPAMI / UFU)
Professor Dr. Anderson Portuguez (ICHPO/UFU)
Professora Dra. Adriana Andrade Ruas (UEMG – Ituiutaba)
Professora Dra. Karina Klinke (ICHPO/UFU)
COMISSÃO ORGANIZADORA
Larissa de Mattos Pedro
Gabriel José Mendes Almeida Peixoto
Herlan Oliveira Matildes
Maria Abadia de Oliveira
Luiz Gustavo de Souza Araújo
Fabiano Nogueira do Nascimento
Leandro Maciel Rodrigues
NEPERE
PROJETO NJINGA
ONG VÂNIA LAFIT