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VII CONGRESSO
ÉTNICO RACIAL

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Com o tema "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" O VII CER apresenta mais uma experiência inovadora na luta antirracista.

Atividades online e presenciais com conteúdos exclusivos entre os dias 16 a 19 de novembro de 2022.

REALIZAÇÃO:

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SOBRE O EVENTO 

A pandemia do Covid-19, que no início poderia parecer uma doença passageira, chegou e assolou o nosso ano de 2020. Muitos planos foram feitos e expectativas criadas. Pouco do que havia sido elaborado pode ser concretizado no formato proposto inicialmente. Foi preciso que toda a humanidade se reinventasse na busca de alternativas para que minimamente as nossas propostas de trabalho fossem preservadas. Levamos meses para irmos nos adaptando.

 

No começo o isolamento e afastamento social impactaram no nosso pscicológico. Ficamos inertes e com medo. Contudo, aos poucos fomos encontrando novas possibilidades, mas ainda não esperávamos que demoraria tanto para que as soluções das ciências pudessem conter a pandemia. Por conta de tudo isso a versão do congresso 2020 assumiu um novo formato: será remota. Muitos de nós relutaram contra o ensino remoto precavendo de algumas correntes políticas que já haviam apresentado essa proposta como algo que pudesse substituir a educação presencial e propunha uma precarização do ensino. Houve receio de que pudéssemos acentuar as diferenças e desigualdades sociais, como entendemos que está ocorrendo.

 

Vários foram os transtornos encontrados nesse caminho, mas não houve forma de furtarmos ao ensino remoto. Ainda estamos aprendendo e nos adaptando a esse “novo real”. Contudo, não acreditamos que a escola presencial possa ser substituída. Entendemos que o ensino remoto poderá ser uma ferramenta para alargamento de tempos e espaços escolares. Assim, na perspectiva desse “novo normal” que empenhamos em continuar o processo de luta por uma educação de qualidade social e etnicamente referenciada, equânime e antirracista.

 

Portanto, este será um encontro singular, mas não deixando de lado a premissa de ser um campo aberto para o diálogo e corroborar para a construção dessa “nova” sociedade pós-pandêmica. A proposta de realização do Congresso étnico-racial assenta-se sobre a perspectiva de encerramento das diversas atividades anuais de ensino, pesquisa e extensão realizados pelo Neabi Pontal, Nepere, Associação BAOBÁ e ONG VÂNIA LAFIT, para consecução das leis federais, Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08. Trata-se então da oportunidade de um evento científico que possibilita registro de atividades acadêmico-científicas antirracistas nas diversas esferas da sociedade . Neste ano contando com a versão internacional com todos os webinários com palestrantes internacionais.

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PROGRAMAÇÃO
DIA 16 de nov. 

09:00 às 11:00
PALESTRA DE ABERTURA

Virtual - Live Internacional de Abertura - Aproximações com África: panorama educacional de Moçambique
Palestrante - Profº Drº Antonio Cipriano – Universidade Eduardo Mondlane
Mediadora - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (ICHPO/UFU)
LINK PARA ENTRAR NA LIVE: https://www.youtube.com/watch?v=BLQIEOf1rPw

14:00 às 17:00
OFICINA
Presencial - Representação da população negra em ilustrações de livros didáticos

Palestrantes - Projeto Afrocientista e Projeto Africanidades
Mediadora - Profº Dr. Carlos Eduardo Petronilho Boiago
Local: Escola Estadual Governador Israel Pinheiro - Av. Geraldo Alves Taváres, 1338 - Universitário, Ituiutaba - MG, 38302-134

18:30 às 19:00
Presencial - Reunião Avaliativa Projeto Afrocientista
Palestrantes - Projeto Afrocientista
Mediadora - Profª Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Local: NEABi Pontal UFU.

19:00 às 21:00
SOLENIDADE DE ABERTURAPresencial - (Concerto Didático) - As primeiras impressões de Angola e as Poesias de Agostinho Neto Palestrante - Profº Dr. Saulo Sandro Alves DiasParticipação Especial - João Antônio Neto Mediadora - Maria Aparecida Augusto Satto Vilela Local: Auditório I



DIA 17 de nov. 

08:00 às 11:00

 
Presencial e Virtual
Apresentação de Trabalho

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero



14:00 às 17:00
OFICINAPresencial - Acesso e permanência no Ensino Superior
Palestrante - Projeto Afrocientista e Projeto Cotas Não é Esmola
Mediadora - Professora Zoraine
Local: Escola Estadual Antônio Souza Martins - R. Dezoito, 2444 - St. Sul, Ituiutaba - MG, 38300-072.

18:30 às 19:00
MESA REDONDAPresencial - Relato de experiência - SOU AFROCIENTISTA!
Palestrante - Projeto Afrocientista, Projeto Trilhas do Samba, Projeto Africanidades e Projeto Njinga.
Mediador - Profª Patricia Paes Lema e Herlan de Oliveira Matildes
Local: IFTM - Rua Belarmino Vilela, Av. Belarmino Vilela Junqueira, S/N - Novo Tempo II, Ituiutaba - MG, 38305-200.

18:00 às 21:00
MESA REDONDA E LANÇAMENTO DE LIVROSPresencial - Intervenção Cultural - Projeto Trilhas do SambaLançamento de Livros -Presencial - Associação BAOBÁ e a interlocução com projetos Afrorraciais junto a UFU Campus Pontal
Palestrante - Maria Abadia de Oliveira, Luiza Araújo, Jefferson Rafael de Oliveira Souza, Jackeline Aparecida Silva Alves, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. Mediador - Profº Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira
Local: UFU CAMPUS PONTAL "AUDITÓRIO I"
DIA 18 de nov. 
08:00 às 11:00
Apresentação de Trabalho

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

14:00 às 17:00

Virtual
Apresentação de Trabalho

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

18:30 às 19:00

PALESTRA DE ENCERRAMENTOVirtual -  Palestra A BNCC e a Lei nº 10639/03: componentes curriculares e educação antirracista

Palestrante - Profª Dra. Marilane de Souza Bhering

Mediador - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

LINK PARA ENTRAR NA SALA: https://www.youtube.com/watch?v=aTiT1vtvZM8

DIA 19 de nov. 
19:00 às 21:00
PEÇA TEATRALPresencial -  Festival Cena Negra Independente - Peça Ambrósio "Reinado Negro nas Entranhas das Gerais"Coletivo Quilombo Teatro - Uberlândia MG Direção: Alessandro Terras Altas
Mediadora - Profª Drª Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Local: UFU CAMPUS PONTAL - SAGUÃO DO BLOCO A
 
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SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

 

NORMAS DE RESUMO

Resumo Expandido

O resumo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

 

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo as referências.

 

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.

NORMAS DE ARTIGO COMPLETO

 

Artigo completo

O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída ou em andamento, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais

GT II - Ciências e relações étnico-raciais 

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares

GT IV - Arte, História e Diversidade

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero

Público alvo:Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Resumo: parágrafo único de 100 a 250 palavras; Palavras-chave: 3 (três);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

NORMAS DE CAPÍTULO DE LIVRO

 

Artigo completo

O artigo deverá ser fruto de pesquisa acadêmica concluída, análise crítica de prática educativa realizada no âmbito escolar ou não escolar. 

Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores  

Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares

​Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares

Eixo 4 – Ações culturais afrobrasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+

Público alvo: Pesquisadores/as em geral, movimentos sociais e demais interessados que tenham realizado pesquisa  teórico - prática de aproximação com as diversas temáticas focadas nesse evento.

PÁGINA 

Utilizar modelo timbrado do evento. 

O artigo deverá ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) páginas, incluindo as referências.

MARGEM

Esquerda e superior: 3,0 cm 
Direita e inferior: 2,0 cm

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

Fonte: Times New Roman,

Título: Negrito , tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado;

Resumo: parágrafo único de 100 a 400 palavras; Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco);
Texto: espaçamento 1,5 Tamanho da fonte: 12, Recuo de parágrafo de 1,25 cm a partir da margem esquerda.
Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências; 

 

GT I - Currículo e a Educação para as relações étnico-raciais.

Coordenadoras: Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela & Professora Ms. Rafaela Rodrigues Nogueira 

Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordam os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior e espaços não escolares, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET). Duas proposições estão aqui vinculadas: reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo do currículo, enquanto artefato histórico e cultural, e suas implicações na aplicabilidade e legitimação da legislação que baliza o campo da educação para as relações étnico-raciais, e a busca por indagações epistemológicas por meio de trabalhos que contextualizam a contemporaneidade dos estudos na área curricular relacionados às temáticas que abordam legislação, multiculturalismo, identidade, prática educativa e cultura organizacional, dentre outras.

​LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO I

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ANTIRRACISTAS PARA ENSINAR GEOGRAFIA: Atividades e discussões sobre o livro “Pedras, Pedrinhas e Pedregulhos

Samoel Guedes Rodrigues Filho, Adriany de Ávila Melo Sampaio

 

A GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: experiências com o PIBIC-EM-CNPQ/UFU

Adriany A. M. Sampaio, Antônio C.F. Sampaio, Rosana A. M. Silveira

 

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Andreza Mara da Fonseca

 

A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS NARRATIVAS COMO PRÁTICA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Diogo Santana Fonseca, Ana Lúcia Silva Souza

 

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFG: reflexões sobre a institucionalização da inclusão e a formação de professores

Kellen Cristina Prado da Silva

 

COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) ARTICULA O TRABALHO CONTRA O RACISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Cláudio Alves de Araújo

 

EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO PARA PROFESSORES/AS DO SOME EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA FRENTE AO NOVO ENSINO MÉDIO

Kátia Simone Araújo Costa, Amilton Gonçalves Sá Barretto

 

INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DA LUTA ANTIRRACISTA

Eliane Alves Silva, Lilia Andrade, Aline Fabrícia

 

OS EFEITOS DO CURSO TRANSNEGREÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) NEGRAS(OS)

Lucian Erlan Silva Domingues

 

PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – SANKOFA DESCONSTRUINDO O RACISMO E RESSIGNIFICANDO A CIDADE DO PAULISTA/PE

Nathalia Valeska Bringel de Melo

 

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS PONTAL

Andressa Cristina de Oliveira Ferreira, Maria Júlia de Paiva, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

 

ROMPENDO BARREIRAS RACIAIS ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Ellen Silva dos Santos, Érica Dias Salge Borges da Silva

 

VIDAS NEGRAS IMPORTAM?  DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO PAULISTA POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Priscila Lourenço Soares Santos

GT II - Ciências e relações étnico-raciais.

Coordenadora: Professora Dra. Cristiane Maria Ribeiro & Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves 

A proposta desse eixo é reunir, estudiosos de qualquer área das ciências que utilizam o conhecimento como base para a discussão e problematização de questões relacionadas ao campo da Etnociência, em espaços escolares e espaços não escolares. Assim sendo, poderão participar deste eixo pesquisadores/as que analisem as contribuições da história e cultura afro-brasileira e africana e sua relação com o contexto educacional e social, bem como pesquisadores/as negros/as que desenvolvem seus trabalhos com temas diversos que interseccionam com as questões raciais.

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II

A RESPONSABILIDADE DA CIÊNCIA: O uso do Photovoice para investigação científica junto às relações étnico-raciais

Flávia dos Santos Coelho , Alex Rainon Leal Ribeiro, Elton Caio Silva Costa, Isabelly Regianne Brasil Braga da Costa, Marlete Andrize de Oliveira

 

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (IFE): DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES

Rosália Felipe da Silva

GT III – Lei 10.639/03 e 11.645/08 em espaços escolares e não escolares.

Coordenadores: Professora Dra. Mical de Melo Marcelino & Professor Carlos Antônio dos Santos 

O eixo abriga pesquisas sobre a legislação que baliza a história e cultura afro-brasileira e africana e a educação indígena. Os trabalhos vinculados a esse eixo acolhem pesquisas com resultados parciais e finais sobre práticas educativas em espaços escolares e não escolares relacionadas ao livro didático, à identidade étnico-racial, à educação indígena, à educação quilombola e às políticas afirmativas. Propõem-se reunir trabalhos que problematizem a legislação referente às Leis 10.639/03 e 11.645/08, com o intuito do debate sobre a legitimação e aplicabilidade desse aparato jurídico-normativo nos espaços educacionais e comunitários.

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO II

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E AS FORMAÇÕES AFRORREFERENCIADAS: EMPRETECENDO O CURRÍCULO

Luciana Jesus de Souza

 

A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL GARATIDA EM DISPOSITIVOS LEGAIS

Elen Sabrina Assis Costa, Heiberle Hirsgberg Horácio

 

A FRAGILIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUIOMBOLA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL LEÔNIDAS

Gildásia Pereira da Costa Borges; Roberto de Sousa Santos

 

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Andreza Mara da Fonseca

 

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ANTIRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma análise do livro, minha mãe é negra sim.

Gabriela Cândido Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio

 

AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Aluê Gomes da Silva, Adriany de Ávila Melo Sampaio

 

AUTORIA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A CONSTRUÇÃO EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS AFROCÊNTRICAS

 Taísa de Sousa Ferreira

 

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NA ESCOLA MUNICIPAL: um trabalho de todos!

Debora Cristina da Silva Cruz Conceição

 

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: caminhos possíveis

Bruna Agliardi Verastegui

 

DIÁRIO DE AFETOS:UMA PROPOSTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM DA DANÇA NA ESCOLA PÚBLICA

Renilza Machado Ramos

 

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS À LUZ DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS

Danyelle Ribeiro Vasconcelos

ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA LEI 10639/2003: primeiras discussões

Ana Flávia Borges de Oliveira, Adriany de Ávila Melo Sampaio

 

ESPECIFICIDADES DA ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA

Leonardo Araujo Borges, Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

 

HISTÓRIA DA ÁFRICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: propostas para o Curso de Geografia

Regina de Souza Teixeira

 

INFLUÊNCIAS LINGUÍSTICAS INDÍGENAS E AFRICANAS SOBRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB): A ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Thaís Martins Padovane, Mical de Melo Marcelino

 

LETRAMENTO DIGITAL PARA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Neli Gonçalves de Souza

 

Mestre Griô: Resgatando a história oral para uma educação
antirracista
Deise Vieira Alves

 

O PROTAGONISMO FEMININO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO NO MARANHÃO
Marcos José Soares de Sousa

 

OS BEBEÊS NEGROS E A LITERATURA DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ÂMBITO DA CRECHE

Cleidiane Colins Gomes

 

PROJETO DIÁLOGO ÉTNICO RACIAL NO COLÉGIO ESTADUAL DE SALOBRINHO – ILHÉUS- BAHIA

Ana Luiza Borges da Silva, Lúcia Márcia Silva Santos Soledade

 

REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM SALA DE AULA: CÍRCULO DE LEITURA A PARTIR DA OBRA OS TAMBORES DE SÃO LUÍS, DE JOSUÉ MONTELLO

Isabel Maria Lopes, Mary Nascimento da Silva Leitão

 

SABERES E PRATICAS POPULA COMO INTRUMENTO DE DENTIDADE NAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Ana Cleide Costa Bernardo

GT IV - Arte, História e Diversidade.

Coordenadora: Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos 

Este eixo congrega pesquisas (em andamento ou concluídas) e relatos de experiência sobre a temática tange à arte afro-brasileira e africana (arte visual, dança, música e teatro), à literatura afro-brasileira e africana, à imagem do negro na indústria cinematográfica, às práticas pedagógicas e às práticas culturais dentro e fora do espaço educacional relacionadas à cultura africana e afro-brasileira . O eixo também reúne trabalhos que abordem os aspectos historiográficos da educação para as relações étnico-raciais, agrupando estudos sobre a historiografia africana, a diversidade cultural e a história dos afrodescendentes no Brasil, estendendo-se à temas como memória, identidade e patrimônio – nas suas mais variadas formas.

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO IV

A ESCOLA DE SAMBA DA MATINHA- ESPAÇO DE NEGRITUDE E ENCONTROS NO BAIRRO DE FATIMA: ENSINO- APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS EM ESPAÇÕ NÃO FORMAL

Fernanda de Abreu Lucena Viana; Coordenadora Ana Cleide Vieira Guinbal; Neder Roberto Charone

 

A HISTÓRIA DOS POVOS AFRICANOS E AS QUESTÕES HISTÓRICAS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Francisco André Silva Martins, Caetano Bonfim Ferreira

 

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS

Terezinha das Graças Morais Sousa

 

A LITERATURA AFROFUTURISTA NA SALA DE AULA: OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI I 10.639/03

Felipe Pereira da Silva, Cleiton da Silva Duarte Lira Nascimento

 

ABAYOMI – NÓS DA NOSSA HISTÓRIA: ESCREVIVÊNCIA ARTISTICOPRETAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR

Edney Advincula

 

ANTIRRACISMO QUILOMBOLA:  VALORIZAÇÃO DA CULTURA REGIONAL CAMPESTRE

Isabel Maria Lopes

 

CAPOEIRANDO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DA PRAIA DE SIBAÚMA

Juliana de Oliveira Silva Roque, Laelson Marques Caetano

 

CLUBE NEGRO

Flávia Inez Resende Pinto

 

CONGADA FÉ E ALEGRIA

Maria Das Dores Salomão Dos Santos

 

CONTRIBUIÇÕES LITERÁRIAS DE MADU COSTA E EMICIDA PARA O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO DE CRIANÇAS PEQUENAS

Isabela Márcia Milagres Faria, Aline Emanuela Rodrigues de Jesus, Amanda Almeida Dias

 

CRIMINALIDADE E RESISTÊNCIA: CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES ENTRE LIVRES E ESCRAVOS NA REGIÃO DE UBERABA – MG (1850-1870)

Vinícius Passos Paulucci, Carlos Eduardo Moreira de Araújo

 

CULTURA AFRO-CAPIXABA: CULINÁRIA DO SAPÊ DO NORTE, ENQUANTO RESISTÊNCIA E EXISTÊNCIA NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE SÃO CRISTÓVÃO E SERRARIA

Josiléia dos Santos do Nascimento; Ana Cristina Peixoto

 

CULTURA AFRO-CAPIXABA: JONGO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA DO SAPÊ DO NORTE

 

Josiléia dos santos do Nascimento;  Gilda dos Santos do Nascimento

 

CURSO VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENCIA EM EDUCAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETINOS RACIAIS

Maria das Dores Salomão dos Santos

 

ESPAÇO AFRO-CULTURAL “COISA DE NÊGO”: FOI UM CLUBE SOCIAL NEGRO?

Valdenia do Socorro Carvalho

 

LITERATURA DE TEMÁTICA DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: O QUE AS CRIANÇAS PENSAM A RESPEITO DAS ILUSTRAÇÕES?

Gabriela Aparecida da Silva

 

MACULELE, E DANÇA DO BAOBA

Miriam Gonçalves de Assis

 

NARRATIVAS NEGRAS NOS LIVROS INFANTOJUVENIS: O ENCRUZILHAR AFRO-BRASILEIRO E AFRICANO NAS PÁGINAS DA LITERATURA

Margareth Maura dos Santos

 

NAS TRILHAS ALVEANAS: uma breve leitura sobre as prosas decoloniais de Miriam Alves

 Andressa Santos Vieira

 

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:  A LITERATURA INFANTIL PROPORCIONANDO UMA EDUCAÇÃO COM BASE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Fabio de Freitas Ribeiro, Adriany Avila Melo Sampaio

 

O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DECOLONIAL

Lucian Erlan Silva Domingues

 

O SAMBA COMO RECURSO INCLUSÃO CULTURAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO

Rodrigo Cosme dos Santos

 

OLHEM OS MUROS: O GRAFITE E O MURALISMO NA AMÉRICA DO SUL

Marta Verônica Fernandes Amâncio

 

ONDE É QUE EU TÔ? EU TÔ EM SIBAÚMA: MEMÓRIA E ANCESTRALIDADE EM NARRATIVAS ORAIS FEMININAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA PRAIA DE SIBAÚMA

Juliana de Oliveira Silva Roque

 

VESTÍGIOS DE ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: RELAÇÕES DE TRABALHO NOS INVENTÁRIOS POST MORTEM DE UBERABA, SÉCULO XIX

Eduardo José Costa; Carlos Eduardo M. Araújo

GT V - Religiosidade e cultura Afro-brasileira e Africana.

Coordenador: Professor Dr. Anderson Pereira Portuguez

 

Este eixo objetiva contribuir sobre os estudos da temática religiosidade e cultura afro-brasileira e africana, sua historicidade e relação com o espaço educativo e espaço não escolar. Estão contemplados os relatos, pesquisas em andamento ou concluídas sobre ritos religiosos africanos, religiosidade afro-brasileira e sincretismo religioso no Brasil. Com vistas ao fortalecimento do campo da pesquisa em educação para as relações étnico-raciais e do subtema religiosidade, busca-se colaborar com o diálogo e a problematização da temática por meio de estudos que visem à desmistificação da religiosidade de matriz africana e afro-brasileira, contribuindo para desconstruir estereótipos e preconceitos, enfatizando a diversidade na constituição da identidade do povo brasileiro. 

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO V

PRINCESAS MITOLÓGICAS AFRICANAS E O TRABALHO EM SALA DE AULA COM ORIXÁS.

Sabrina Munck do Nascimento

 

O OJUOBA DE XANGÔ: Manuel Raymundo Querino, o espistemicídio dos intelectuais negros candomblecistas interessa a quem?

Fernanda Righetti dos Santos

 

PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA CORPORIEDADE EXPRESSA NAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

Ana Carolina Mendes Rafael, Letícia Rodrigues Teixeira e Silva

GT VI – Direito, Identidade, negritude, gênero.

Coodenadoras: Professora Dra. Adriana Andrade Ruas & Professora Dra. Tatiane Pereira Souza 

Este eixo discute relatos, pesquisas em andamento ou concluídas relacionadas à ancestralidade, identidade cultural, racismo, direito à diversidade étnico-racial, política educacional étnico-racial, multiculturalismo e diáspora africana. Busca discutir as contribuições do campo jurídico-normativo à constituição da identidade nacional e processo de mestiçagem no Brasil, diáspora africana como fenômeno histórico-social, e relação de gênero na atualidade em interlocução com os estudos na área da educação para as relações étnico-raciais.

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EIXO VI

ADOLESCENTES PRETOS (AS) NA ESCOLA – RODAS AFETIVAS EFETIVAS NA PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA E AUTORRECONHECIMENTO

Letícia Stephan Tavares

 

AS DIFICULDADES QUE OS CONTOS DE FADAS IMPÕEM À CRIANÇA NEGRA EM CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E DO PROCESSO DE CONHECIMENTO

Júlia Graciela Nunes da Silva

 

COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: Historicidade e estratégias atuais de promoção da educação antirracista

Cláudio Alves de Araújo

 

COMO (IN)VISIBILIDADE DO ESTUDANTE NEGRO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ATRAVESSA SUA IDENTIDADE

Rosângela Cristina Gonçalves

 

DIÁLOGOS COM MENINAS NEGRAS: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA A AFIRMAÇÃO ÉTNICA NA SALA DE AULA 

Janes Aparecida Xavier da Silva Neves

 

EDUCAÇÃO E FEMINISMO NEGRO

Raquel Virginia Lopes

 

EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: PROPOSTA DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Elton Amaral de Araújo

 

ETNIA E IDENTIDADE – O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL
Tallita Corrêa Dimas Scoralick

 

FRAUDES, HETEROIDENTIFICAÇÃO E JUDICIÁRIO: UM BACKLASH RACIAL?

Mara Beatriz Nunes Gomes, Marcus Vinicius Spolle

 

GÊNERO, RAÇA E CLASSE NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Izete Santos do Nascimento

 

IN-CONS-CIENCIA NEGRA EM SETE LAGOAS

Rute Alves de lima

 

MOVIMENTOS SOCIAIS DE RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO, RESGATES DA HISTORICIDADE DA CIDADE DE ALAGOINHAS, BAHIA

Andreia Carla Alves Da Silva

 

MULHERES NEGRAS COMO ESTRANHAS DENTRO DA CONSTRUÇÃO DE SUAS PRÓPRIAS VIDAS: Autodefinição, autoavaliação e intersecionalidade

Quele Cristina Pereira dos Santos

 

MULHERES NEGRAS COMO PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAMPUS PONTAL

Isabela Rodrigues Silva, Laura de Oliveira

 

NARRATIVAS NEGRAS E GRAFAGENS GEOGRÁFICAS: UMA AULA DE CAMPO NO CENTRO DO RIO

Vinícius de Luna Chagas Costa, Diomario da Silva Junior

 

NORMAS ANTIDISCRIMINATÓRIAS E AS REINVINDICAÇÕES DOS GRUPOS VULNERÁVEIS E MINORITÁRIOS

Ryan Victor Rosado de Oliveira

 

O CURSO PROFISSIONALIZANTE EM MODA E SERIGRAFIA DA CASA DE ZABELÊ: MATRIZ DE FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

Lucas Catarino Pereira de Sousa

 

O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA NOS SEIS ANOS DO GEFAA

José Victor Alves da Silva

 

ONDE O PASSADO E O PRESENTE SE ENCONTRAM:RETRATOS DE QUE A ESCRAVIDÃO NÃO ACABOU.

Cinthya de Fátima do Amaral Cordovil Oliveira

 

PÉ VERMELHO, PELE PRETA: PERSONALIDADES LONDRINENSES (OU QUASE) E SUAS TRAJETÓRIAS EM TERRAS AVERMELHADAS

Lucas Matheus da Silva de Carvalho, Marlei Budny dos Santos Souza

 

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ COMO POLÍTICA PÚBLICA DE PREVENÇÃO ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS

Ingrid Mara Souza Oliveira, Daiana Cristina do Nascimento

 

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES CONGADEIRAS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E MACHISMO

Larissa de Matos Pedro, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves

 

UMA PERSPECTIVA PÓS PANDÊMICA DAS IDENTIDADES E DIVERSIDADES PRESENTES NA SALA DE AULA NA ESCOLA E.E ODETE MARIA DE FREITAS – ZONA SUL/SP SOB A ÓTICA DO GÊNERO E DA RAÇA.

Amanda Ribeiro Silva, Felipe Pereira Rodrigues

Eixo 1 - Educação antirracista e formação de professores  

Este eixo busca visibilizar pesquisas desenvolvidas a partir de abordagens teórico-metodológicas de cunho cultural afro-brasileiro, de modo a fortalecer o campo da afrocentricidade na formação incial e continuada. Nosso propósito é reunir relatos de ações e pesquisas originais que utilizem a cultura como processo de aprendizagem de ações antirracistas na formação docente.

Eixo 2 – Práticas culturais afro-brasileiras em espaços escolares

Este eixo tem como objetivo discutir os trabalhos que abordem os estudos curriculares em consonância com a educação para as relações étnico-raciais, desde a educação básica ao ensino superior, comunidades quilombolas, núcleos de estudos, programas de iniciação à docência (PIBID) e educação tutorial (PET), busca-se a promoção das ações desenvolvidas no espaço escolar que sejam de cunho acadêmico e cultural por euma educação antirracista. 

Eixo 3 – Práticas culturais em espaços não-escolares

Este eixo busca a valorização da cultura afro-brasileira e seus processos de esnino e aprendizagem que demonstrem potencialidade nesse debate e que comprovem as possibilidades de construção de práticas antirracistas, buscamos valorizar o saber popular e suas metodologias, contemplando os agentes culturais enquanto fomentadores, colaboradores, incentivadores, articuladores e promotores da cultural regional e local. 

Eixo 4 – Ações culturais afrobrasileiras como transformadoras da comunidade LGBTQIA+

Este eixo tem como objetivo colocar em evidência pesquisas desenvolvidas por pessoas da comunidade LGBTAI+, que interseccionam questões de relações étnico-raciais, gênero e diversidade sexual, especialmente no campo da educação. Buscamos a valorização das ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por/com a comunidade LGBTQIA+. 

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COORDENAÇÃO GERAL

Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas - NEABi PONTAL 

Professor Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas - NEABi PONTAL

 

COMISSÃO CIENTÍFICA 

Professora Dra. Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (ICHPO/UFU)

Professora Dra. Mical de Melo Marcelino (ICHPO/UFU)

Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Dias (ICHPO/UFU)

Professora Dra. Cristiane Ribeiro (IF – Urutaí)

Professora Dra. Simone Aparecida dos Passos (ICHPO/UFU)

Professor Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (ICHPO/LAPAMI / UFU)

Professor Dr. Anderson Portuguez (ICHPO/UFU)

Professora Dra. Adriana Andrade Ruas (UEMG – Ituiutaba)

Professora Dra. Karina Klinke (ICHPO/UFU)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Larissa de Mattos Pedro

Gabriel José Mendes Almeida Peixoto

Herlan Oliveira Matildes

Maria Abadia de Oliveira

Luiz Gustavo de Souza Araújo

Fabiano Nogueira do Nascimento

Leandro Maciel Rodrigues

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